quarta-feira, 29 de julho de 2009

United Breaks Guitars


Protestos contra megacorporações maléficas sempre são bem-vindos.

De Resident Evil a filmes do Michael Moore, aprendemos em vários lugares que o que interessa para os figurões das grandes empresas é ganhar mais dinheiro, e o mortal lá de baixo que se dane.

A banda Sons of Maxwell estava de viagem pela United Airlines, quando viu que os carregadores de bagagem estavam sendo descuidados com seu violão. Ao chegar no destino, viu que o violão estava quebrado.

Então passou 9 meses tentando obter alguma satisfação, mas não deu em nada. Se você já tentou cancelar alguma conta, se você já tentou falar com algum gerente, se você já decorou a música de elevador que uma empresa coloca na hora de manter você esperando no telefone, sabe o que é isso. Só que Dave Caroll, vocalista da banda, não ia desistir.

Então ele fez essa música e esse vídeo.



Esse violão custava 3.500 dólares. Só isso. Ao tratar o cliente com desdém, a United Airlines o inspirou a fazer um vídeo que, da última vez que eu chequei, tinha bem mais de 4 milhões de vizualizações.

Aqui é um vídeo de Dave Caroll explicando o acontecido.



Custa você simplesmente ouvir um cliente, um outro ser humano?

De quebra, ainda coloco aqui o primeiro vídeo de uma série feita pelo famigerado Samamba, sobre sua batalha para cancelar o serviço da Sky.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Clipe de Videodica - Monogrenade



O intuito deste espaço é mostrar para vocês clipes legais, bonitos, bem feitos e tchananãns. Eu sempre tento dizer alguma coisa a mais, para mostrar que há gente ali do outro lado da camera, que é apaixonado pelo que faz e isso afeta a qualidade dos videos que vemos. Mas as vezes não se tem muito a dizer.

Este é o caso do clipe que vocês vão ver aqui abaixo, 'Ce Soir' do Monogrenade. Uma banda francesa nova na cena mundial. O clipe é dirigido por Christophe Collette um diretor/fotógrafo do Canadá com vários outros clipes muito bons no curriculo. Clipes que eu não vou linkar aqui hoje para não estragar a surpresa caso eles apareçam aqui novamente.

E eis tudo que descobri sobre eles, mas o que mais importa é a beleza do trabalho de ambos. Então, com vocês Monogrenade e Christophe Collette em 'Ce Soir'.



See you Space Stoped Motion.

terça-feira, 21 de julho de 2009

La Musique de Ma Vie - Paul Anka


Galera,

pra variar vou falar de mais um álbum em que o artista faz interpretações de outras bandas, Rock Swings do Paul Anka.

São arranjos de Big Band com vocal ao estilo de Frank Sinatra. É uma releitura muito legal e bem feita de vários sucessos da música pop.



Faixas deste álbum:
"It's My Life" (original do Bon Jovi)
"True" (original do Spandau Ballet)
"Eye of the Tiger" (original do Survivor)
"Everybody Hurts" (original do R.E.M.)
"Wonderwall" (original do Oasis)
"Black Hole Sun" (original do Soundgarden)
"It's a Sin" (original do Pet Shop Boys)
"Jump" (original do Van Halen)
"Smells Like Teen Spirit" (original do Nirvana)
"Hello" (original do Lionel Richie)
"Eyes Without a Face" (original do Billy Idol)
"The Lovecats" (original do The Cure)
"The Way You Make Me Feel" (original do Michael Jackson)
"Tears in Heaven" (original do Eric Clapton)

Diferentemente das outras bandas que apresentei, Paul Anka não é apenas um intérprete. Ele é o compositor e intérprete original de nada mais nada menos que "Diana", música que foi regravada por um número enorme de intérpretes!

Original gravado em 1957
(Molecada acreditem! A TV preto e branco existiu!)

Diana interpretada por Paul Anka em 1957



Também são de autoria dele clássicos como "My Way" cantado por Elvis Presley, "She's a Lady" o maior sucesso de Tom Jones e "It Doesn't Matter Anymore" interpretada por Buddy Holly.

Algumas músicas que constam no álbum.

Smells Like Teen Spirit



Jump



Wonderwall (Na minha oponião a melhor adaptação do álbum)



Site Oficial:
http://www.paulanka.com/

Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Anka

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Clipe de Videodica - Smashing Pumpkins



Quem nunca respondeu 'Astronauta' quando tinha seus 7 anos quando perguntado 'O que você quer ser quando crescer?'

Eu queria. E sempre sonhei com isso, então hoje no aniversário de 40 anos da primeira pegada em solo lunar estamos aqui para mostrar um clipe que tem tudo a ver com isso.

Em 1902, George Méliès usou tudo que tinha a mão para colocar em película seu sonho de visitar a Lua, e assim surgiu "Le voyage dans la lune". Algo como o avô da ficção científica, um video do início do século passado que mostra um grupo de cientistas visitando a Lua e se aventurando por lá.

E o que um filme mudo te a ver com video clipes? Bom, foi este filme aí que serviu de inspiração para o video de 'Tonigh, Tonight' do Smashing Pumpkins. Na verdade esta opção de história foi a terceira, antes disso eles queriam fazer um video com a cara de 'Aeroplane' do Chilli Peppers, que como os fatos explicam, foi feito antes de eles finalizarem 'Tonight, Tonight'.

Este video foi premiado em diversos festivais, ganhou: Video do Ano, Melhor Direção, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Video Revelação no MTV Video Music Awards de 1996. Até hoje é considerado um dos melhores video clipes da história, ocupando o posto de número 40 na lista 'Top 100 dos Melhores Video Clipes de todos os Tempos' da Stylish Magazine.

Uma curiosidade sobre o clipe é que ele foi rodado ao mesmo tempo que o filme 'Titanic', e por isso teve problemas de figurino. Todas as roupas do inicío do século tinham sido alugadas pela equipe do blockbuster e os diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris tiveram de se virar com o que sobrou e apelaram para a ajuda de designers que ajudavam a tranformar roupas menos antigas em vestimentas do início do século XX.

Então, com vocês: Jonathan Dayton, Valerie Faris, Smashing Pumpkins e a homenagem à George Méliès, 'Tonight, tonight'.



See you Space Astronaut.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

SketchCast 8 - O Nerd Hype

Senhoras e senhores, queridos leitores e ouvintes. O rascunho de podcast que foi jogado à lixeira está de volta! Já nem vou dar desculpa. Atrasamos mesmo! Mas é porque somos todos publicitários... então já sabe como é a nossa rotina de trabalho...

Desta vez, os SketchTrashers novatos Larissa e Robinson batem um papo com os já antigos Yuki e Silas num SketchCast discutindo o hype nerd.

Aqui agente fala sobre o nerd no geral. É bom ou não ser nerd, quem é nerd nesse blog e onde os nerds estão. Óbviamente que isso é só uma parte, a discução principal é porque raios ser nerd virou moda.

Escutem como a conversa evolui até chegar num consenso geral. E no meio de tudo isso piadinhas infames, a "praga" dos otakus, e itens e mais itens nerds.


Ouça aqui nosso SketchCast:

O SketchCast desta vez conta com a presença do Yuki, Silas, Larissa, Robinson e com o Darth Vader que fica com raiva e some. O cast está com 59 minutos quase redondo de duração. Baixe ou escute aqui mesmo, fique a vontade:

Versão Alta qualidade (96 Kbps)

Baixar mp3

Versão Baixa qualidade (32 Kbps)

Baixar mp3



Comentado no SketchCast:

Um dos primeiros a tentar classificar os nerds (revista Wired)

2ª tentativa de classificar os nerds, só que aí virou festa

3ª tentativa de classificar os nerds (de onde saiu o nerd clássico e o neo nerd, os outros são outros)

Vídeo explicativo que foi de onde saiu as teorias do surgimento do termo nerd que comentamos


Agradecimentos:

Muito obrigado ao Jovem Nerd que nos respondeu permitindo citá-los nesse SketchCast e por fazer parte da nossa leitura diária! Não preciso dizer para acessarem o site deles, né? afinal de contas 80% dos nossos leitores lêem lá também. Abração!
E como é de praxe, nosso email é sketchtrash@gmail.com. Enviem sugestões, críticas, elogios e etc. Lemos todos e tudo! respondemos também!

PRESENTE:

Para você ouvinte que curtiu o SketchCast, baixe o ringtone que nós fizemos de presente clicando aqui: Nerd, eu sou seu pai

Eu fico por aqui matutando o próximo! Um abraço maluco doido!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Trashailer - Harry Potter e o Enigma do Principe

Senhoras e senhores, hoje tem estréia no cinema. O tão esperado "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" estréia hoje (no meio da semana, pra atrapalhar agente) e esse filme dividiu os SketchTrashers... de qualquer forma vamos ao post.



Harry Potter e o Enigma do Príncipe é o 6º filme da franquia baseada nos livros escritos por JK. Rowlling. Òbviamente muita gente sabe disso. Esse filme teve um orçamento de 200 milhões de dólares e promete uma bilheteria à altura. Até aqui todo mundo já sabe que o filme demorou demais pra sair, mesmo estando pronto a muito tempo. Material de divulgação saiu a rodo até agora e finalmente nessa quarta feira estréia o filme do bruxinho crescido.

Os atores deste filme são os mesmos até agora, coisa boa da franquia é a não mudança de nenhum ator até agora. A direção fica por conta de David Yates com produção de David Heyman.

Pra quem não leu o livro, neste filme Harry suspeita de um grande perigo dentro da escola Hogwarts e Dummbledore que preparar Potter para a batalha final. Nesse meio tempo, além dos perigos em Hogwarts há o amor no ar, misturado com um pouco de ciúmes e a tragédia a caminho. Boas misturas de aventura, romance e suspense é a promessa do filme. Veja o Trailer:



Agora vamos aos Trashers:

Yuki:
"Pouco li dos livros e o que conheço de Harry potter são os filmes. Li apenas os dois primeiros e não gostei muito. Nos filmes a evolução d história pareceu bastante interessante. A este novo filme, pelo trailer me deu bastante vontade de ver... Está bem interessante..."

Lipera:
"O trabalho do diretor David Yates no filme passado o credenciou com todos os méritos para voltar para a franquia bruxa. Espero que seu bom trabalho continue. Meu medo é que todo o mistério e a magia presente no mundo de HP seja deixado de lado para dar vez as questões românticas e namoricos. Não que sejam coisas dispensáveis, mas acho apenas que esse aspecto complementa a história. Os efeitos e o trailer me agradaram (e muito). Vou ao cinema o quanto antes!!!"

Rubia:
"Como fã louca que sou, nem consigo colocar em palavras o que espero desse filme. Cada vez que vejo o trailer, me arrepio! David Yates fez mto bem no último filme, e creio que neste fará melhor. O livro é o melhor na minha opinião e espero que o filme também seja."

Vébis:
"Gosto bastante de acompanhar a franquia. Gosto da liberdade dos diretores em adaptar os livros conforme suas visões e por mais que se distancie das obras literarias geraram excelentes filmes como o do Cuarón e o do Yates. Inclusive, acho ridiculo xiitas cobrarem semelhança ao livro. Filme é filme e ponto.Como este ultimo diretor citado se repete no cargo de diretor, tenho expectativa muito positiva em relação ao filme."

Silas:
"É um dos filmes que eu mais espero esse ano. O último trailer foi feito de uma forma fantástica, que contém momentos excruciantes para quem sabe em que parte da trama se encaixam aquelas cenas. Achei o filme anterior meio aquém do que eu esperava, em comparação com os excelentes dois que vieram antes. Quem sabe esse aí faz a série animar novamente. Se algum filme pode fazer isso, é esse. O livro dá essa margem."

Larissa:
Já disse que acho Harry Potter sem graça? Logo, não espero nada desse filme.

Robinson:
“Muitos efeitos especiais e um enredo previsível. É isso que espero do filme.”

terça-feira, 14 de julho de 2009

La Musique De Ma Vie - Beatallica



Galera,

ontem foi o dia mundial do Rock!!!! Pra quem não sabe o dia 13 de julho é o dia do Rock 'n' Roll por conta do festival Live Aid de 1985.

Aproveitando o clima roqueiro desta semana, vou apresentar a banda Beatallica!!

Isso mesmo, Beatles e Metallica juntos!!



Os integrantes da banda são:

Jaymz Lennfield: vocalista, letras, guitarra base
Grg Hammetson: guitarra
Kliff McBurtney: baixo
Ringo Larz: bateria

Claro que esses são nomes artístícos.



Observem que os nomes da músicas misturam os nomes das duas bandas.

"The Thing That Should Not Let It Be" = "The thing that sould not be" + "Let it be"
"...And Justice For All My Loving" = "...And justice for all" + "All my loving"
"Blackened The USSR" = "Blackened" + "Back in the USSR"
"And I'm Evil" = "Am I Evil?" + "And I love her"

Aqui vão alguns vídeos para vocês conhecerem o som dos caras.

Sgt. Hetfield's Motorbreath Pub Band



All You Need Is Blood



...And Justice For All My Loving



Site Oficial:
http://www.beatallica.org/

Refêrencias:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Beatallica

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Da sessão Paiaçada

Aproveitando o post do Silas abaixo, vou postar este vídeozinho que achei feito pelos N.E.R.D.'s do College Humor. Os caras sempre mandam alguns vídeo tiração de sarro de alguma coisa da cultura pop em geral, que nem agente, só que mais cômicos.



De qualquer forma fizeram uma análise interessante do Luigi e do que ele realmente pensa por ser o coadjuvante nas histórias do Mário. Afinal de contas o nome é Super Mário Bros... Bros de Brothers... e Luigi e Mário são irmãos... mas em nenhum moento os dois são vistos aà mesma altura. Mário sempre foi o principal e ninguém tasca isso.

O vídeo está proibido de incorporação, por estar sob direitos do College Humor. Então eu estou linkando o vídeo aqui! Assistam e riam a vontade!

Vídeo no Youtube



Vamos ver... acho que se formos manter quadros assim neste blog, é possível que tenhamos um novo quadro aqui... é possível... mas por enquanto, fica na raridade!

terça-feira, 7 de julho de 2009

O Assassino Terrívelmente Lento com a Arma Extremamente Ineficiente

Meus amigos Tiago e Luciana me passaram esse curta-metragem excelente que satiriza os filmes de terror que saem a rodo por aí. Assistam lentamente!

Segundas-Feiras e a Falta do que Fazer na Terça...


Senhoras e senhores, queridos leitores, mais uma vez um segundas feiras e a falta do que fazer sendo postado na terça...

Não é de hoje que alguns desocupados fazem coisas que nos fazem babar... Pelo menos eu fico alucinado com alguns feitos que só alguém com tempo de sobra pode fazer.

Pois bem eis um grande exemplo.

Não consegui detalhes para saber quem foi o autor do feitio, mas um cara fez o Level 1-3 do clássico jogo Super Mário Bros. Agora fazer por fazer é até fácil, mas o cara fez um stop motion com Lego representando essa fase do jogo. Ficou animal! Claro que teve suas adaptação mas licença poética em si é válida nesse caso. Olha só aí:



Bom, leitores assíduos sabem que eu sou um fanático por Mário e por Lego, tenho um Mário feito em Lego que eu fiz... que vc pode ver aqui. Acho que eu sou mais um dos desocupados...

Bom, deixa isso pra lá! O importante é ser divertido!

Um abraço maluco doido

domingo, 5 de julho de 2009

Clipe de Videodica - Michael Jackson



Perdemos nosso Rei do Pop, e nada mais justo do que apresentar uma das obras imortais do seu legado aqui. Michael Jackson mais hora, menos hora figuraria aqui no Clipe de Videodica, existem inúmeros clipes icônicos em sua vasta videografia, então sua 'partida' só acelerou sua aparição aqui. Aliás, partida está em aspas na frase anterior porque para este que vos escreve, MJ forjou a própria morte e foi morar no mesmo lugar que o outro Rei, o Elvis. E neste exato momento eles devem estar rindo da nossa cara por termos acreditado duas vezes na mesma história. Estes ícones não morrem, devem virar estrelas.

Foi Michael Jackson quem iniciou o movimento de clipes com cara de filmes no começo dos 90's, vide 'Smooth Criminal' (que faz parte do filme 'Moonwalker'), ou 'Remember the Time' (com a participação de Eddie Murphy e Magic Johnson), mas hoje vamos falar do clipe mais caro da história.

'Scream' custou 7 milhões de dólares, lançado em 1995, teve direção de Mark Romanek (conhecido por ter dirigido mais recentemente 'Cochise' do Audioslave e 'Can't Stop' dos Red Hot Chilli Peppers), as danças foram coreografadas pelo próprio Jackson e o design de toda a produção foi de Tom Foden.

Este clipe ganhou 'apenas': 11 Indicações no MTV Video Music Awards (recorde mantido até hoje), os prêmios de "Melhor clipe de dança', "Melhor coreografia" e "Melhor direção de arte", recebeu o Billboard Music Award por "Melhor Clipe de Pop/Rock", em 1996 recebeu o Grammy por "Melhor Video Clipe", e claro, entrou para o Guinness World Records como o video clipe mais caro já feito. Só para completar, em 2001 a VH1 em sua lista dos 100 melhores video clipes da história posicionou 'Scream' no TOP10, em 9º lugar.

A música veio em resposta às acusações de pedofilia contra Jackson em 1993. Seu desconforto com a mídia sempre foi um assunto recorrente em suas letras e a música sempre foi um ponto de fuga e um meio de resposta dele contra seus acusadores.

Chega de babação em cima do clipe, o cara sabia bem o que fazia e sabia que fazia bem. Com vocês Michael e Janet Jackson em 'Scream'.



See you Space King of Pop.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

WTF AWARDS 5


TREMEI HOMENS DE PEQUENA FÉ!

Pois é chegado vosso momento de incredulidade!

Primeiramente vou pedir perdão a todas as duas pessoas e meia que acompanham essa coluna, e em especial a meus compatriotas de blog por não postar nada na sexta passada.

Para compensar, vamos falar de coisas que subvetem o que você conhece por "realidade".

Como por exemplo, o endosso presidencial.

Aparentemente, o Obama está aprovando este celular digno de Stand Center.

Uma pequena notícia, nós do Sketchtrash concordamos que é bizarra. Que o time Corinthians está atirando pra tudo quanto é lado em termos de comunicação não é surpresa. Mas você sabia do MANGÁ DO CORINTHIANS?

Clique aqui e acredite. Eu culpo os japoneses.

E já que chegamos no assunto mais preferido do mundo, como o povo nipônico é bizarro, temos algumas opções hoje.

Primeiro, uma reportagem que mostra que talvez os japoneses tenham inventado UM TOQUE DE CELULAR QUE AUMENTA OS SEIOS DAS MULHERES. Utilidade pública.



Tem mais ainda gente, fiquem calmos.

Como vocês leram no belo texto aqui do site, e acompanharam em inúmeros instrumentos de mídia, perdemos uma grande lenda da música semana passada. Para homenageá-lo, nada melhor do que algo inconcebível, e ainda assim, quando você vê, você imagina porque raios nunca ninguém fez isso antes. Who's dead?



Mas o melhor ainda está por vir.



ROBOGEISHA. DOs mesmos criadores de Machinegirl.

Eu posso pedir demissão depois de um trailer desses. Há mais drogas nesse vídeo do que nas selvas da Colômbia e do Rio de Janeiro juntos.

Robogeisha acabou com todas as energias. Semana que vem tem mais.

Esse é um mundo estranho. Vamos mantê-lo assim.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Trashailer - Era do Gelo 3


Senhoras e senhores, queridos dinossauros... quer dizer, leitores...

O Trashailer dessa semana chega com atraso de novo. Reza a lenda que ele estreou nas salas 3D semana passada e estreou ontem no circuito geral. Pois bem, estou falando de "Era no Gelo 3" - O filme do esquilinho azarado!


O filme continua a saga dos dois filmes anteriores, e da mesma forma mostra os apuros dos protagonistas Sid, Manny e Diego só que desta vez em uma outra era! A era Jurássica. Além disso, claro, o Scratch que nesse pode ganhar um amor... ou uma rival...

O filme é distribuído pela Fox e foi dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, que dirigiu os outros dois anteriores. Os dubladores Manny - Diogo Vilela, Sid - Tadeu Mello, Diego - Márcio Garcia, comos nos anteriores!

Nenhum Sketch'er viu o filme ainda. Veremos assim que possível, mas já esperamos algo dele. Vejamos o trailer do filme:



Para quem quiser pegar materiais promocionais, como wallpapers e etc. entrem no site oficial do filme, aqui www.iceagemovie.com

A opinião dos sketchers:

Yuki:
"Se pensar como um filme, eu não gostei muito do segundo, mas gostei muito do primeiro. Espero que esse esteja a altura do primeiro. E espero tanto divertimento quanto. O filme é infantil, mas tem piadinhas legais. Espero que este seja assim também!"

Gravata:
"Mais gelo, mais animais pré-históricos bizarros, mais piadas e claro, mais Scratch. É o que se espera de mais um Era do Gelo e o que todo mundo também quer ver."

Lipera:
"A história de Manny, Diego e Syd evolui aos poucos e agora parece ter chegado a um novo patamar. É uma das estreias mais esperadas do ano e, pelo o que tenho ouvido falar, atinge as altas expectativas. No meu caso, elas são muito altas. Só faltava os dinossauros. O que vier é lucro!! A ideia 3D é a nova tendência e cabe a nós usufrui-la."

Vebis:
"A vantagem desta franquia é o fato de ser antiga, mas nunca passou os maiorais de animação. Pra não deixar a peteca cair, ser em 3D ajudará bastante. E outra, o esquilo vale o filme".

Rubia:
"Vale a pena ver um diretor brasileiro ganhando prestígio com um desenho assim. Não é genial... mas diverte bastante!"

Silas:
"Mais um dos filmes de animação em 3D que "não é uma Brastempixar". Não é uma Brastempixar, mas dá pro gasto. O 1 e o 2 são exatamente assim. Divertidinhos e engraçados, mas nada além disso. Vale prestigiar o diretor Carlos Saldanha, que é brasileiro."

Larissa:
"Quero muito ver, é uma das animações preferidas da minha família (juro!) e só de ver o Sid eu tenho vontade de abraçar e esmagar. Espero que seja tão bom quanto o primeiro."

Robinson:
“Espero que retome o mesmo nível do Era do Gelo 1, minhas espectativas não estão muito altas. De qualquer modo vale assistir para prestigiar o Carlos Saldanha, diretor do filme, que é brasileiro!”

La Musique de Ma Vie - Nouvelle Vague



Galera!!!

Esta semana fui apresentado a uma banda que achei fastástica!

Nouvelle Vague!! Uma banda francesa, tocando clássicos punk e new wave dos anos 80 ao ritmo de bossa nova!! Essa mistura deu muito certo.



Pra quem não sabe Nouvelle Vague foi um movimento artístico do cinema francês e a banda adotou o mesmo nome.



A formação básica da banda é Marc Collin e Olivier Libaux, as cantoras variam muito e cada uma participa de algumas músicas ou albums. Ao longo da história da banda 15 cantoras diferentes já participaram das gravações e shows.

Site oficial
http://www.nouvellesvagues.com/

Seguem os links para algumas músicas que marcaram época e foram regravadas pela banda.

Abraços a todos!!


Love Will Tear Us Apart (Joy Division)




Blue Monday (New Order)




The Killing Moon (Echo and the Bunnymen)




Just Cant Get Enough (Depeche Mode)

Filmologia - Deixe Ela Entrar



I SP TERROR. Uma excelente iniciativa para os amantes do cinema, especialmente o cinema de Terror, que não é lá muito cotado pelo público geral aqui no Brasil como "cinema de qualidade". Entrem no site, dêem uma olhada, e já que o festival está acabando, corram para a Av. Paulista 900 ou se preparem para o ano que vem.

Mas eu vou falar agora sobre um filme grotesco de bom, que desdo ano passado já angariava críticas positivas no exterior, e que me chamou a atenção quando eu vi o trailer na internet.



Oskar é um garoto de 12 anos solitário, que mora nos subúrbios de Estocolmo. Apanha dos valentões da escola, tem a família separada, até aqui normal. Parece que você já viu esse filme. Então ele conhece uma garota, Eli, uma nova vizinha, e aos poucos descobre que ela é uma vampira.

Neste momento, assim como eu, você pode estar pensando em todos os clichês pelo qual essa premissa passa. Mas a verdade é completamente outra. Deixe Ela Entrar é um filme extremamente original, muito delicado, feito com muito cuidado e sempre dando importância para os personagens e seu desenvolvimento.

A amizade arrebatadora de Oskar e Eli é algo identificável a todos. Ele se fixa nela por ela ser um refúgio à sua solidão, por ele ser um pária onde vive, e ela a mesma coisa. Vê nele um refúgio para o fato de que ela tem 12 anos há muito tempo. A amizade dos dois, sem julgamentos, sem distorção de valores, pura e inocente, é uma das coisas mais fascinantes do filme. Kåre Hedebrant e Lina Leandersson carregam o filme com sua doçura e sua honestidade.

Mas não se engane, esse é um filme de terror. Leve isso às últimas consequências. Quando Eli tem fome, ela tem fome mesmo e nada pode pará-la. O terror integra-se com a amizade dos dois, de maneira que você não consegue separar uma parte do filme da outra. E esse terror também é filmado com extremo cuidado, e muito realismo. Não é um vampiro que você já viu antes, mas faz todo o sentido. A cena que dá nome ao filme (que como o livro em que foi baseado, pega inspiração da música "Let The Right One Slip In, do Morrisey) é inovadora e aterrorizante, usando o mito de que um vampiro só entra na sua casa se convidado.

Outro ponto alto do filme são seus efeitos visuais. Por vezes você se impressiona com a computação gráfica, usada na maior parte do tempo para alterar assustadoramente os olhos de Eli, e também numa cena envolvendo gatos. É bem legal ver filmes de países que não estamos acostumados usando a computação da maneira que aparentemente os americanos não aprenderam a usar. Nada de estardalhaço, tudo sutil, para criar o clima.

As cenas "de ação" também fazem parte do "menos é mais". Por esconder a violência e só sugerir, (mesmo que a sugestão seja muito pouco sutil) o filme se torna mais visceral, mais cativante, investindo muito mais no suspense do que no gore. A cena da piscina já pode ser consierada um clássico, já que todos na saída do cinema e em críticas por aí comentam tanto a genial forma de mostrá-la como a brutalidade dela.

Um filme genuíno sobre amizade infantil, com o drama e o terror da suposição fantástica, sem perder a sensibilidade. Tem uma carga emocional tremenda, uma fotografia ótima e uma trilha sonora memorável e instigante. Esse filme é uma surpresa, e deve ser assistido de perto, com atenção. Aplausos para o diretor Thomas Alfredson.

(Nota: Qual é o problema? O problema é que esse filme já teve seus direitos vendidos para ser refilmado nos EUA. Se ele não for picotado, transformado em uma coisa barata e que não tem um pingo da sensibilidade e da qualidade do original, será a primeira vez.)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty



Pessoal,

hoje começa a FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty!!!!
No final deste artigo copiei do site oficial uma breve descrição do que é o evento (só para aqueles que não sabem do que estou falando)



Esta é a sétima edição e o homenagedado será Manuel Bandeira.

Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei.......

Qualquer um que prestou vestibular deve ter uma idéia do que é isso ou é um completo estúpido.

Bem que eu queria estar lá! A cidade é fantástica, arquitetonicamente deslumbrante, cheia de gente bonita (neste evento cheia de estrangeiros), num evento cultural que é um dos melhores do mundo (no gênero).

Segue a URL do blog oficial:
http://www.flip.org.br/blog_2009.php

E a URL da cobertura do evento pela CNB:
http://nosnaflip2009.wordpress.com/

Pra quem não tem idéia do que a FLIP , segue uma pequena descrição retirada do site oficial. http://www.flip.org.br/

"Em agosto de 2003, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) tornou-se a caçula da família de importantes festivais literários como Hay-on-Wye, Adelaide, Harbourfront de Toronto, Festival de Berlim, Edimburgo e Mântua. Com a presença de autores mundialmente respeitados, como Julian Barnes, Don DeLillo, Eric Hobsbawm e Hanif Kureishi, a primeira FLIP estabeleceu um padrão de excelência às edições seguintes. Em um curto período, ficou conhecida como uma das principais festas literárias internacionais, sendo reconhecida pela qualidade dos autores convidados, pelo irresistível entusiasmo de seu público e pela descontraída hospitalidade da cidade."