segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Inédito de Tolkien chega ao Brasil

Após 36 anos de sua morte, J.R.R. Tolkien (1892-1973) parece insuperável em sua criação envolvendo o universo da Terra Média com o lançamento de Os Filhos de Húrin (Editora Martins Fontes, 340 páginas, R$ 69). O livro é inédito no Brasil e retoma a mística criada em torno do projeto do escritor, famoso pela trilogia O Senhor dos Anéis.

A história se passa muito tempo antes dos acontecimentos que chegaram ao cinema, em uma era conhecida como Dias Ancestrais. A narrativa mostra o destino dos irmãos Túrin e Niënor. Juntos, eles terão de enfrentar a ira de Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro que deseja se vingar dos descendentes do único homem que ousou desafiá-lo: o bravo Húrin. Em meio aos perigos - incluindo o espírito Glaurung na forma de um dragão -, há relatos de assassinatos, traições e incesto.

Assim como a maioria de seus romances, Os Filhos de Húrin estava praticamente pronto. Foi preciso que Christopher Tolkien, filho do autor, editasse o conto. "Neste livro tentei construir, após longo estudo dos manuscritos, narrativa coerente e sem nenhuma interferência editorial", explica.

(Acredito que muitos fãs de Tolkien irão querer me matar, mas essa história de antigos manuscritos que apenas foram editados por seu filho não me cheira bem. Nada impede que o próprio Christopher tenha criado alguns contos e usou o nome de seu pai para vender os livros. Bem que, se fosse assim, o cara realmente entende de Terra Média, mas prefiro acreditar que o saudoso escritor tenha deixado muitos textos para nós).

As leves ilustrações de Alan Lee mantêm a magia que envolve o respeitado legado deixado por Tolkien. O respeito por ele é tanto que seu nome chama mais a atenção do que o título na capa.

Pra quem é fã das místicas histórias ocorridas na Terra Média, o livro é uma boa pedida. Aproveitem o Natal e comprem o seu. Mas quem sou para dizer que um Tolkien pode ser um presente interessante para seu alter ego nerd.

See You in The Other Post.

Nenhum comentário: