O livro mostra as origens da famosa figura criada pelo escritor norte-americano Edgar Rice Burroughs (1875-1950) no início do século 20. O mito do homem-macaco é recontado de maneira hábil pelo roteirista e desenhista Joe Kubert, uma lenda viva do mundo dos quadrinhos responsável também por grandes momentos de personagens como Sargento Rock, Batman e Flash.
Esta versão é um dos trabalhos mais marcantes de Kubert, que começou a se apaixonar por quadrinhos graças a tiras do personagem que eram publicadas no início dos anos 1930 em um jornal de Nova York."Minha intenção ao fazer Tarzan era injetar a emoção e a proximidade que senti quando li suas histórias pela primeira vez. Eu me esforcei ao máximo para recapturar a realidade que fora tão intensa para mim", explica o desenhista na introdução.
Com todas as páginas coloridas, os diferentes tons e contrastes dão ainda mais vida à selva. O dinâmico roteiro de Kubert é bem acompanhado por seu trabalho gráfico e mostra porque essa fase do personagem é tão reverenciada pelos fãs e pela crítica.Os leitores acostumados a heróis com os mais absurdos superpoderes e a tramas intergalácticas têm a oportunidade de compreender o motivo de Tarzan ser aclamado como o Rei da Selva. As páginas levam o público à selva africana, onde um casal inglês se instala após problemas em viagem que apenas lhes mostraria parte da vida selvagem. Ainda bebê, John Clayton III nome verdadeiro do herói é raptado por um grupo de macacos e cresce em meio a sua nova família.
Enquanto aprende a lidar com as dificuldades e os conflitos que a floresta lhe impõe, Tarzan se vê em meio a pequenas aventuras. Entre seus inimigos estão outros macacos, leões, elefantes, panteras e jacarés, além de integrantes de tribos locais. Também é possível saber como ele conheceu sua companheira Jane.
As quatro primeiras histórias pertencem ao conto A Origem do Homem-Macaco, com as três últimas tramas tendo os subtítulos A Vingança de Um Filho, Uma Companheira Para Tarzan e Civilização, todas destinadas a apresentar o personagem aos leitores. Completam a publicação outras quatro aventuras, todas publicadas originalmente em 1972.A edição luxuosa conta também com pequenas biografias do autor e desenhista e de Edgar Rice Burroughs. Complementa o trabalho um ótimo texto do especialista em quadrinhos Leandro Luigi Del Mano sobre a vida de Tarzan no mundo das HQ's.
See You in The Other Post
Nenhum comentário:
Postar um comentário