sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Guitar Hero 5 aposta em 'figurões'

Apesar de mobilizar toda a atenção, a brincadeira de ser um beatle irá bater de frente com a nova edição do rival de sua série virtual. É o novo Guitar Hero 5, com versões para PlayStation 2, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii. Preço sugerido de R$ 249 (lógico, sem contar as queridas versões sem impostos). Pioneiro no ramo dos games musicais, o jogo aposta na união de sucessos de um vasto leque de artistas e nas figuras virtuais de ícones do rock para manter sua hegemonia.


O repertório abrange diferentes gerações musicais, sendo possível interpretar clássicos dos Rolling Stones, The Police, Queen, Bob Dylan, Rush e até sucessos de grupos mais recentes, caso de Blink 182, Coldplay, Muse, The Killers e Arctic Monkeys. Sem contar a presença dos ídolos contemporâneos Beck, Beastie Boys, Sonic Youth, Sublime e Smashing Pumpkins.


No total, 85 músicas podem ser jogadas. O número pode aumentar caso o jogador queira fazer download da lista existente em seu antecessor Guitar Hero World Tour.

A principal aposta dos produtores foi trazer para o videogame as performances de ícones do rock. O grande destaque é a presença de Kurt Cobain (abaixo), ex-líder do Nirvana. No palco virtual, ele canta o hit grunge Smells Like Teen Spirit. Alguns fãs já manifestaram insatisfação em ver o ídolo transformado em "tudo o que ele sempre odiou", referindose ao fato de Cobain sempre ter sido contra a mercantilização de seu trabalho e o culto à imagem.

Querendo ou não, é bem style ver o cara em um game. Dá o play se quiser dar uma conferida na performance do saudoso roqueiro.



Outro personagem jogável em Guitar Hero 5 é o mexicano Carlos Santana (abaixo). Esse sim um verdadeiro herói da guitarra, o músico apresenta versão ao vivo de No One To Depend On. Suas composições sempre se destacaram nas outras edições do jogo e sua presença é um grande atrativo para os fãs.

Completam o time de selecionáveis baseados em figuras reais Johnny Cash (Ring of Fire) e Shirley Manson, vocalista do Garbage (Only Happy When It Rains). A versão para o Xbox 360 permite que o público possa criar seu próprio avatar (personagem) na rede online da plataforma.

Todas as músicas possuem desafios para os diferentes instrumentos capazes de serem tocados. Uma das principais mudanças foi a implementação de novo sistema de pontuação, que se ajusta de acordo com o estilo e a dificuldade de cada jogador. Quando completadas por um grupo, incluindo a presença de guitarra, baixo, bateria e voz, há uma pontuação especial. No modo Party Play, você pode mudar de instrumento e alterar a dificuldade no meio da execução da música ­ além de seus amigos poderem entrar na brincadeira sem problemas.

Apesar do novíssimo lançamento, a Activision, empresa responsável pela série, já começa a mudar o foco. Agora, o objetivo é preparar terreno para a chegada de Guitar Hero: Van Halen, em dezembro.

See You in The Other Post

Nenhum comentário: