quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MOVIMENTO “+ FELIZ”:


UMA IDÉIA PARA ENGAJAR PESSOAS E PROMOVER VOLUNTARIADO

Agência mobiliza funcionários, clientes e fornecedores em movimento de responsabilidade social e apóia escolas e comunidades do “Projeto Aprendiz”

Um movimento da indústria, comércio e profissionais liberais que objetiva conscientizar e engajar pessoas, levá-las a participar, capacitá-las em causas e tecnologias sociais e promover o voluntariado e doações: esse é o escopo do “+ Feliz”, projeto na área de responsabilidade social lançado pela agência 141 SoHo Square.

A meta é conseguir que as pessoas se sensibilizem e participem, além de envolver e comprometer a sociedade em geral, assim como fornecedores, clientes e funcionários. Para tanto, solicita a todos que doem um dia de trabalho ou de salário à campanha: “Um dia de seu trabalho pode fazer uma criança feliz!”.

Uma campanha compartilhada por muitos
Ampla campanha criada pela 141 SoHo Square, que terá início esta quinta-feira, dia 22, com comercial de TV/Cinema, Print, Web, Hot Site, e-mail marketing e RP, está sendo bancada pelos próprios veículos de comunicação e gratuitamente produzida pelas empresas produtoras que já aderiram à idéia. Todos os seus materiais - filmes, spots de 15” e 30”, jingles de 15” e 30”, anúncios simples e duplos para revista e jornal, cartaz para faculdades, bottons, aventais, folheto, convites eletrônicos, certificados, press kit, camisetas, kits - estarão à disposição de qualquer agência publicitária do País que decidir aderir e ajudar a divulgá-la.
O logo do projeto foi criado pelo diretor de arte Luiz Zaidan, com supervisão do diretor de criação Rodrigo Corbari.

Participações
No filme de 30 segundos, executivos de veículos e de empresas aparecem colaborando varrendo o chão ou pintando paredes; num documentário de 5 minutos, mais de duas dúzias deles falam de seu apoio ao projeto. “O gostoso é querer somar, ajudar”, diz o cantor Daniel, um dos primeiros a aderir. “Faça você também a sua parte”. Sérgio Vieira, do grupo Espírito Santo, acrescenta: “É um projeto que tem muitas perspectivas de sucesso”. Gustavo Delamanha, do Makro, garante: “Podem contar comigo”.

O movimento já foi apresentado a mais de 400 fornecedores, clientes, profissionais de Mídia dos veículos de São Paulo e publicitários, com um apelo do CEO Mauro Motoryn para que se juntem à causa, abram espaços e tempo em sua programação e assinem suas próprias iniciativas. Motoryn apresentou o “+ Feliz” como “um sonho que todos possam sonhar juntos” e os exortou a irem um pouco além da carreira publicitária, atuando também como bons cidadãos: “Participe. Felicidade pega. Espalhe essa idéia”. Luiz Kroeff, CEO da América Latina da 141, explica que exista uma lógica de um círculo virtuoso em tudo isso: “Quando você promove o bem, você vive melhor, produz melhor. Gera prosperidade. Ou seja: promover o bem ajuda o negócio”

O projeto + Feliz atuará em vários microcosmos: no aspecto pessoal, na empresa, na casa, na rua, no bairro. Além de incentivar a mídia a participar do projeto, a agência criou certificado de participação para fornecedores que abrirem suas firmas e difundirem a idéia. Aos clientes, busca levá-los a abrirem suas empresas, participarem e doarem.

Além de um Comitê Gestor, composto pelos diversos parceiros do projeto, que controlará as doações e o fluxo do dinheiro, o projeto contará com a ajuda de uma auditoria externa.

“Projeto Aprendiz”
A cada ano, o “+ Feliz” apoiará um determinado projeto social. Para este ano, decidiu apoiar o “Projeto Aprendiz”, conhecido por seu trabalho em favor da educação. Um de seus programas é o “Bairro Escola”, que procura transformar os mais diversos locais em espaços educativos, promovendo o mapeamento das capacidades administrativas de cada comunidade e suprindo a desconexão entre esta, empresas e Poderes Públicos. Explorar o capital social, usando-o na sua máxima potencialidade, muitas vezes sem dispender um centavo sequer. Na verdade, funciona (re) inventando relações. Só na Vila Madalena como um todo, o “Bairro Escola” já realizou bem mais de 300 intervenções. Como, por exemplo, a pintura de becos, casas e inclusive paredes do cemitério, por pichadores juvenis. Helena Singer, diretora pedagógica, explica que o “Aprendiz” busca articular as mais diversas oportunidades educativas e acentua que educação não é assunto só da escola: é responsabilidade de todos e para sempre.

O “Aprendiz” conta com patrocinadores como Avon, bancos Itaú, Unibanco, Santander, Microsoft, Intel, Pfizer, etc. assim de convênios como um com a Unesco, que pretende colocá-lo na América Latina. Um documento de Harvard que analisou o projeto colocou-o entre as iniciativas mais bem sucedidas de interação comunitária. Com outros nomes, a idéia do “Aprendiz” expandiu-se rapidamente por todo o País. Primeiro foram as prefeituras de Nova Iguaçu (RJ) e de Belo Horizonte, onde virou “Escola Integrada”, além de São Paulo, São Bernardo, São Caetano, Campinas, Sorocaba, São Carlos, Barueri, Taboão da Serra, Praia Grande Montes Claros (MG); Recife; São Luís (Maranhão), Boa Vista (Roraima).
Espalhe essa idéia!! Felicidade pega!!!

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