segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Branca de Neve redefine rumos da animação

O maior clássico da animação de todos os tempos será apresentado para uma nova geração com o relançamento de Branca de Neve e Os Sete Anões. O filme ganha versão restaurada digitalmente para DVD e Blu-Ray.

As edições (acima), que levaram quatro anos para ficarem pronta, traz dois DVDs, sendo o primeiro destinado apenas a transmitir o longa-metragem e o seguinte vindo repleto de bônus, casos de jogos, clipes e pequenos documentários. Além disso, um CD contêm toda a famosa trilha sonora que marcou a infância de diversas pessoas, misturando faixas cantadas com músicas instrumentais. Destaque para a canção original e a versão em português de Heigh-Ho, a eterna Eu Vou.

Lançado originalmente em 21 de dezembro de 1937 nos Estados Unidos e em janeiro do ano seguinte no Brasil, o desenho é considerado o pontapé inicial do império Disney. "Em relação a Walt Disney e seu estúdio, Branca de Neve e os Sete Anões é a pedra fundamental porque tudo o que seguiu, todos os desenhos, filmes e parques temáticos, tudo o que Disney fez depois foi construído com base nesse filme", diz o historiador de cinema Brian Sibley em um dos extras. A maneira como a produção foi feita redefiniu os rumos da animação.

Segue um trailer:



Uma das principais preocupações era fazer com que a personagem principal fosse a mais realista possível. Para isso, os desenhistas tiveram como molde a atriz e bailarina Marge Champion. Hoje, aos 90 anos, ela é a única remanescente da equipe de 300 profissionais que trabalharam juntos por cerca de três anos no lendário estúdio Hyperion (pedaços do local estão guardados na sede atual da empresa de Mickey e Cia.).

Além da nítida revitalização da imagem, a versão chama a atenção pela boa quantidade dos bônus. O mais interessante é a apresentação de esboços da história A Volta da Branca de Neve, encontrados pelos produtores da Disney durante o processo. Não se sabe ao certo seu objetivo e sua data, mas acredita-se que os desenhos se tratam de um curta-metragem que utiliza cenas cortadas do filme original e novas ideias envolvendo o reencontro da garota com Mestre, Dengoso, Atchim, Zangado, Feliz, Soneca e Dunga.

O legado deixado pela primeira princesa feita à mão é contado em Aquela Que Começou Tudo. Sem ela, não existiram Cinderela (1950); Bela Adormecida, de A Bela Adormecida (1959); Ariel, de A Pequena Sereia (1989); e Jasmine, de Alladin (1992) entre outras.

Tampouco a novata Tiana, de A Princesa e o Sapo (abaixo), produção da Disney que chega aos cinemas em dezembro e retoma o tradicional sistema 2D de animação dos estúdios, iniciado há 71 anos. O lançamento dessa versão remasterizada de Branca de Neve e Os Sete Anões marca o início de uma nova etapa da empresa, destinada a produções convencionais. Apesar das aventuras de Tiana ainda nem terem chego aos cinemas, a Disney trabalha a todo vapor na versão animada de Rapunzel, que tem previsão de estreia em 2010.

Se você não tem noção da importância do filme para a animação mundial, saiba que o longa-metragem é a fonte da magia que Walt Disney (1901-1966) promove para as antigas e para que gerações que virão. Caso não tenha visto o desenhos, você não teve infância. Ei, mas quem sou eu para falar alguma coisa sobre a maior animação de todos os tempos?

See You in Other Post

Nenhum comentário: