quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Bela e a Fera

Quem é fã da Disney levanta a mão!! Nada melhor do que uma produção feita pelos estúdio de Mickey e cia. para nos levar a um mundo fodástico, muito legal, divertido e onde tudo pode acontecer. O que acham de conferir uma adaptação para o teatro de um de seus melhores trabalhos?


Após sete anos e cerca de 500 mil espectadores em seus 18 meses em cartaz em todo o Brasil , retornou aos palcos de São Paulo o musical A Bela e a Fera, franquia do espetáculo da Broadway baseado no desenho dos estúdios Disney. A segunda temporada ocorre novamente no Teatro Abril - Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 411. Tel.: 2846-6060 -, com sessões de quarta a domingo. Os ingressos, que custam entre R$ 35 e R$ 240, estão à venda no local, postos autorizados e pelo ticketmaster. A temporada encerra em 26 de julho.
A adaptação do conto francês tem 2h40 de duração (com intervalo de 20 minutos) e conta a história de um príncipe egoísta que vivia isolado em seu castelo em uma terra distante. Ao negar ajuda a uma senhora, que é na verdade uma feiticeira, ele acaba sendo transformado em monstruosa fera e seus empregados tornam-se objetos encantados.

A bruxa lhe deixa como presente uma rosa mágica. Para desfazer a maldição, o príncipe deve encontrar o amor antes que a última pétala da flor caia. Após dez anos, as esperanças para os moradores do castelo parecem ter acabado, mas a jovem Bela pode ser a salvação que esperavam. Se você não conhece essa história, sua infância não foi nada feliz...

Segundo o diretor da peça Augusto Thomas Vanucci, o espetáculo é um prato cheio para todo o público. "Trata-se de uma história universal. Qualquer um que nunca viu um musical pode assistir à peça e se encantar. É um espetáculo de entretenimento para toda a família", diz. A estrutura da peça continua idêntica, com os mesmos cenários e efeitos (incluindo alguns fogos de artifício), figurinos, maquiagens e canções. Uma orquestra acompanha os atores nas trilhas musicais. Toda a estrutura é comprada da Disney lá nos EUA e quase tudo é enviado ao Brasil para que o projeto não seja modificado por terceiros e manche a boa produção dos “produtos” da marca norte-americana.

A alteração ficou por conta do elenco, todo reestruturado. Assume o papel de Bela a cantora e atriz Lissah Martins. "Fiquei sabendo que a peça estaria voltando para este ano e falei: 'É o musical da minha vida. Preciso fazer a audição'", conta a jovem. "Acho que é o sonho de toda menina ser a Bela e vestir aquele vestido amarelo." Revelada na banda Rouge, do reality show PopStar do SBT, Lissah teve de deixar para mais tarde a oportunidade de gravar um disco solo. O projeto já estava em andamento quando estava em turnê com Miss Saigon, sua estreia nos palcos, e foi deixado novamente em segundo plano para ser uma das protagonistas de A Bela e a Fera.
Ao seu lado, o ator Ricardo Vieira interpreta a Fera e se empolga com a transformação do personagem. "O interessante é observar a trajetória do monstro rude que começa a se apaixonar e a relembrar que é um ser humano", comenta. Ricardo já é um veterano em musicais. Em seu currículo constam participações em Grease, My Fair Lady e na primeira versão de A Bela e a Fera. Em 2002, ele interpretava Monsieur Dark, dono do hospício do vilarejo próximo ao castelo. A despretensiosa audição para o novo emprego chamou a atenção dos diretores. Segundo ele, fez o teste para fazer parte do espetáculo sem a menor expectativa de ser a Fera. "É um presentão."
Não sei se sou a pessoa mais indicada para falar sobre algo relacionado a Disney já que sou um grande fã e confesso pagar um pau para tudo o que eles fazem (convenhamos que é muuuuito difícil eles fazerem algo que não preste), mas o musical é, praticamente, o desenho em sua forma real. Tudo está ali. Os atores fazem interpretações bem convincentes e caricatas dos personagens, incluindo o elenco de apoio. Apesar de estranho no começo, a máscara da Fera não parece tão ridícula com o passar do tempo. A presença da orquestra faz com que você sinta a vibração das músicas – que são iguais aquelas do desenho.


Talvez para muitos críticos o espetáculo não seja dos melhores, mas não tem como não se divertir e se emocionar com a história de A Bela e a Fera. Apesar de baseado em uma animação, o musical tem potencial para agradar a várias faixas etárias. Se você não viu na primeira vez e ainda não viu agora, chame os amigos, as namorada e sua família para ir ao teatro. Ei, mas quem sou eu para recomendar algo da Disney??

Fotos: Claudinei Plaza

See You in The Other Post

Nenhum comentário: