quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Batman é tema de exposição em SP

O tempo passa até mesmo para os super-heróis, e Batman comemorou 70 anos em maio. Para homenagear o personagem e todo o universo dos quadrinhos, o Sesc Pompéia (Rua Clélia, 93. Tel.: 3871-7700. Aberto de 3ª a dom., das 10h às 19h) abre a exposição Herói de Papel Não Envelhece, repleta de revistas, vídeos, imagens e objetos relacionados ao Cavaleiro das Trevas e a seus amigos. A mostra segue até o dia 4 de outubro e é tudo grátis.

(fotos de Raphael Puglia - Sesc Pompéia)

"O Batman é o único que aguentaria essa pressão de unir a todos os personagens em um só evento", afirma o colecionador e pesquisador Alexandre Callari, responsável pela mostra. Todo o acervo de 102 revistas das quais 60 relacionadas ao homenageado pertence a Callari.

A exposição conta com revistas antigas, principalmente publicações das décadas de 1940 e 1950, até edições mais recentes. Destaque para o volume número 2 de Super-Homem, de 1947, da extinta editora Ebal. Ela marca a primeira aparição de Batman para o público brasileiro. À época, as histórias de diversos heróis eram compiladas em um só produto. Hoje, seu preço varia entre R$ 400 e R$ 500.


A fascinação pelas aventuras de Batman se deve muito ao aspecto psicológico do personagem. Segundo Callari, "o público se identifica com seu trauma pessoal e suas atitudes. O lado sombrio e a trama psicológica fascinam". O colecionador participa de um bate-papo sobre seu ídolo no dia 30 de setembro, às 19h30, com a professora Mary Anne Junqueira, do Departamento de História e do Instituto de Relações Internacionais da USP.

Os fãs também terão acesso a uma exposição cenográfica com objetos que marcaram os 70 anos da criação do desenhista norte-americano Bob Kane (1915-1998), caso do batfone vermelho, famoso por causa da série televisiva da década de 1970, e do batsinal (acima).

Um espaço destinado a reproduzir a batcaverna por meio de monitores de TV e imagens características abriga desenhos de grandes nomes da arte nacional, como os ilustradores Baptistão, Jal e Fernandes (abaixo).

Também já pertencentes à terceira idade, figuras como Tarzan, Zorro, Conan, Flash Gordon e Mandrake são relembrados no evento. Alguns deles ganham ilustrações especiais feitas pelo veterano Lourenço Mutarelli, um dos mais aclamados artistas brasileiros e grande figura do quadrinho nacional.

See You in The Other Post

Nenhum comentário: