terça-feira, 5 de maio de 2009

O caderno da morte


Senhoras e senhores. Nesse final de semana 3 dos trashers foram ver a peça "O Caderno da Morte". Uma peça adaptação do mangá "Death Note". Uma obra muito conhecida no Japão e vem conquistando fama nas terras ocidentais também.

Pra quem não conhece, vou falar um pouco do mangá. Death Note é escrito por Tsugumi Ohba e ilustrado por Takeshi Obata. Se tornou famoso com uma história densa e empolgante. Ganhou uma versão live Action em dois filmes com o mesmo título, além é claro do anime.

Em terras tupiniquins a Cia Zero Zero de teatro fez uma ótima adaptação dessa história. Essa companhia de teatro é constituída por atores que se formaram na Unicamp e já trabalhou com grandes atores. Algumas de suas peças chegaram a ganhar prêmios bacanas. A diretora Alice K. é uma diretora de calibre, atuou em grandes peças e estudou muito sobre o Japão para nos trazer essa peça.


Na peça (no manga e no filme), a história fala sobre um jovem garoto chamado Raito que encontra um caderno estranho. É o caderno da morte onde quem tiver seu nome escrito nele morrerá. Raito então utiliza esse caderno para fazer justiça com suas próprias mãos até se tornar um serial killer. Nesse meio tempo um time de investigadores formado pelo pai de Raito e L (o melhor detetive do mundo) fazem de tudo pra descobrir quem é Kira (alcunha pela qual o assassino fica conhecido). Personagens como o real dono do caderno, o Shinigami Ryuuku (um deus da morte) encontra o novo dono do caderno para ser uma espécie de consciência e trazer o personagem principal numa trama forte entre o certo e o errado botando em questão os princípios da lei.


A peça chega ser mais completa que o mangá e o filme por ter além da narrativa que é feita não só para os fãs da série, mas também para os que não conhecem, tem alguns alívios cômicos com referências pops muito interessantes. O uso de um cenário muito criativo e profissional, ensaios extremos para cenas mais elaboradas em termos de diálogo e um número surpreendentemente pequeno de atores, que se caracterizam e descaracterizam para fazer parecer que tem o dobro de atores, interpretando extras e personagens secundários.

Atuações memoráveis e carismáticas, uma direção firme, artifícios criativos de iluminação e de posicionamento de palco. Essa peça é algo que eu nunca vi: profissionais fãs realizando um trabalho emocionante e altamente competente. Os atores são extremamente simpáticos ao conversar com o público, solícitos, interessados nas reações, só podemos tirar a conclusão de que amam o que fazem. E é assim que se faz arte da melhor maneira possível.



Sinceramente, quando ouvi a primeira vez sobre a peça, quando começaram a apresentação em Campinas, achei que fosse uma iniciativa de otakus que usam Cosplay. Assistir a peça me trouxe outro parâmetro e me provou que eu estava completamente enganado! E a prova de que a peça atinge inclusive quem não é fã de mangá é o nosso colaborador Silas, que integrou a equipe assistindo a peça e ele diz que: "Cresci vendo Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco, Samurai X, Patlabor. Pouquíssimos artistas no mundo conseguem realizar obras tão completas, intensas, poéticas ou enlouquecedoras como Paprika, Akira, Vagabond, e tudo o que o Hayao Miyazaki toca. Mas tenho aversão extrema à Animeinvasion. Aparentemente tudo revolve ao redor de histórias fracas e personagens posudos, lembrando demais HQs americanas. Então, qual foi minha surpresa ao ver uma peça de teatro baseada num animê recente, e uma peça excelente. A história é muito bem trabalhada, conseguindo explicar tudo de importante mesmo àqueles que nada sabem da trama." (Veja o que o Silas achou por completo aqui)

Conheçam um pouco mais da peça e como eles estão, além de saber onde está rolando a peça. Todas as informações legais no blog deles: http://cadernodamorte.blogspot.com/


Esse post foi uma colaboração de Gravata, Silas e Yuki

3 comentários:

Lala disse...

Tive o prazer de assistir duas vezes a essa incrível peça na primeira temporada, no SESI Leopoldina.
Depois de ter conhecido todos os formatos da série {anime, mangá e filmes} eu realmente fiquei muito curiosa em saber como eles tinham passado isso para os palcos de um teatro. A maioria das pessoas que já conheciam a série relatam que foram assistir a peça com um certo preconceito, mas depois que assistiram saíram maravilhadas. Comigo ocorreu o contrário. Eu coloquei uma grande expectativa nessa peça, já pelos comentários que eu havia lido na internet, mas depois que assisti, as expectativas foram superadas. Eles fizeram um ótimo trabalho realmente, ótimo toque de humor, aquela "abrasileirada" que sempre ocorre... Na comunidade da peça os atores estão sempre prestativos também com os membros, sempre muito carismáticos. Infelizmente não pude assistir novamente a peça nessa temporada no centro cultural, mas espero que eles consigam abrir outra temporada aqui em Sampa. *-*
Enfim, não sei se você sabe, mas eles fizeram um blog para mostrar os bastidores da peça e talz... Acho que é ocadernodamorte.blogspot.com
Parabéns pelo post. Muito bem formulado. ^^''

Lala disse...

Opa... Não notei que já tinha colocado o link do blog aí no final... hehe
Além do mais, escrevi errado. ¬¬''

Miguel Atênsia disse...

oi pessoal!
adorei o post! valeu mesmo!
estou adicionando o blog de vcs para acompanhar!
um grande abraço e até mais!
a lala tá sempre na comunidade do orkut, ela é super legal!