domingo, 5 de julho de 2009

Clipe de Videodica - Michael Jackson



Perdemos nosso Rei do Pop, e nada mais justo do que apresentar uma das obras imortais do seu legado aqui. Michael Jackson mais hora, menos hora figuraria aqui no Clipe de Videodica, existem inúmeros clipes icônicos em sua vasta videografia, então sua 'partida' só acelerou sua aparição aqui. Aliás, partida está em aspas na frase anterior porque para este que vos escreve, MJ forjou a própria morte e foi morar no mesmo lugar que o outro Rei, o Elvis. E neste exato momento eles devem estar rindo da nossa cara por termos acreditado duas vezes na mesma história. Estes ícones não morrem, devem virar estrelas.

Foi Michael Jackson quem iniciou o movimento de clipes com cara de filmes no começo dos 90's, vide 'Smooth Criminal' (que faz parte do filme 'Moonwalker'), ou 'Remember the Time' (com a participação de Eddie Murphy e Magic Johnson), mas hoje vamos falar do clipe mais caro da história.

'Scream' custou 7 milhões de dólares, lançado em 1995, teve direção de Mark Romanek (conhecido por ter dirigido mais recentemente 'Cochise' do Audioslave e 'Can't Stop' dos Red Hot Chilli Peppers), as danças foram coreografadas pelo próprio Jackson e o design de toda a produção foi de Tom Foden.

Este clipe ganhou 'apenas': 11 Indicações no MTV Video Music Awards (recorde mantido até hoje), os prêmios de "Melhor clipe de dança', "Melhor coreografia" e "Melhor direção de arte", recebeu o Billboard Music Award por "Melhor Clipe de Pop/Rock", em 1996 recebeu o Grammy por "Melhor Video Clipe", e claro, entrou para o Guinness World Records como o video clipe mais caro já feito. Só para completar, em 2001 a VH1 em sua lista dos 100 melhores video clipes da história posicionou 'Scream' no TOP10, em 9º lugar.

A música veio em resposta às acusações de pedofilia contra Jackson em 1993. Seu desconforto com a mídia sempre foi um assunto recorrente em suas letras e a música sempre foi um ponto de fuga e um meio de resposta dele contra seus acusadores.

Chega de babação em cima do clipe, o cara sabia bem o que fazia e sabia que fazia bem. Com vocês Michael e Janet Jackson em 'Scream'.



See you Space King of Pop.

Um comentário:

Vebis Jr disse...

Se eu tivesse dirigido um clipe do MJ´s sinto que meu trabalho assemelharia ao do liberian girl.