segunda-feira, 20 de julho de 2009

Clipe de Videodica - Smashing Pumpkins



Quem nunca respondeu 'Astronauta' quando tinha seus 7 anos quando perguntado 'O que você quer ser quando crescer?'

Eu queria. E sempre sonhei com isso, então hoje no aniversário de 40 anos da primeira pegada em solo lunar estamos aqui para mostrar um clipe que tem tudo a ver com isso.

Em 1902, George Méliès usou tudo que tinha a mão para colocar em película seu sonho de visitar a Lua, e assim surgiu "Le voyage dans la lune". Algo como o avô da ficção científica, um video do início do século passado que mostra um grupo de cientistas visitando a Lua e se aventurando por lá.

E o que um filme mudo te a ver com video clipes? Bom, foi este filme aí que serviu de inspiração para o video de 'Tonigh, Tonight' do Smashing Pumpkins. Na verdade esta opção de história foi a terceira, antes disso eles queriam fazer um video com a cara de 'Aeroplane' do Chilli Peppers, que como os fatos explicam, foi feito antes de eles finalizarem 'Tonight, Tonight'.

Este video foi premiado em diversos festivais, ganhou: Video do Ano, Melhor Direção, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Video Revelação no MTV Video Music Awards de 1996. Até hoje é considerado um dos melhores video clipes da história, ocupando o posto de número 40 na lista 'Top 100 dos Melhores Video Clipes de todos os Tempos' da Stylish Magazine.

Uma curiosidade sobre o clipe é que ele foi rodado ao mesmo tempo que o filme 'Titanic', e por isso teve problemas de figurino. Todas as roupas do inicío do século tinham sido alugadas pela equipe do blockbuster e os diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris tiveram de se virar com o que sobrou e apelaram para a ajuda de designers que ajudavam a tranformar roupas menos antigas em vestimentas do início do século XX.

Então, com vocês: Jonathan Dayton, Valerie Faris, Smashing Pumpkins e a homenagem à George Méliès, 'Tonight, tonight'.



See you Space Astronaut.

Nenhum comentário: