terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cinema e moda se encontram no CCBB

O cinema sempre chamou a atenção por apresentar - e lançar - nos filmes as mais diversas tendências da moda. A possibilidade de histórias se passarem em épocas antigas, no presente ou em qualquer ano do futuro, faz da sétima arte fonte inesgotável para o universo fashion ser discutido.

A união entre as obras cinematográficas e o mundo das passarelas é apresentada na mostra especial Cinema de Moda, que abre hoje (18/01) no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112. Tel.: 3113-3651), em São Paulo. As atividades seguem até o dia 30 e a entrada é franca, sendo necessária a retirada dos ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do local.

A eclética programação conta com 30 produções de diferentes épocas e estilos. Clássicos se misturam a obras contemporâneas e filmes populares dividem espaço com cults. Não falta a presença de grandes ícones que fizeram de seus figurinos algumas das roupas mais famosas de todos os tempos, casos de Audrey Hepburn, Jane Fonda, James Dean, Diane Keaton e Nicole Kidman.

A programação da mostra abre hoje a tarde, a partir das 15h30, com exibição de Bonequinha de Luxo (1961), do diretor Blake Edwards. Na cidade de Nova York, a garota de programa Holly (Hepburn) tem o sonho de casar-se com um milionário mesmo que tenha de renegar o amor pelo escritor Paul. O filme foi responsável por fazer do vestido preto usado pela protagonista um dos mais desejados pelas mulheres.

Outra sessão de estreia de Cinema de Moda é o filme The Rocky Horror Picture Show (1975), às 17h30. Com direção de Jim Sharman, o título mistura bizarras situações com personagens não menos estranhos para mostrar as desventuras de um casal que visita bizarro castelo atrás de auxílio para o carro quebrado. O figurino mostrado em cena é referência para muitas fantasias utilizadas nas comemorações do Dia das Bruxas nos Estados Unidos.

O dia é encerrado com Across The Universe (2007), de Julie Taymor, às 19h30. O musical apresenta um retrato dos jovens da década de 1960 tendo como trilha sonora composições dos Beatles. História de amor entre Jude e Lucy é contada ao mesmo tempo em que ações anti-guerra que movimentam a sociedade acabam por separar o casal. O espírito libertário e o vestuário colorido da cultura hippie já renderam diversos filmes e a obra segue na mesma trilha.

Títulos como Juventude Transviada (1955), Barbarella (1968), Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), Moulin Rouge - Amor em Vermelho (2001), O Clã das Adagas Voadoras (2004) e Maria Antonieta (2006) completam a programação.

Além dos filmes, a mostra conta com palestras e mesas-redondas gratuitas que abordarão assuntos veiculados ao mundo da moda. Assim como nas sessões cinematográficas, os interessados devem retirar senha uma hora antes do início das atividades que desejarem participar. Uma das atrações mais esperadas é a apresentação do produtor cultural Fernando Zelman e do respeitado pesquisador João Braga no dia 25 (feriado em comemoração ao aniversário da Capital paulista), a partir das 16h30, onde irão falar sobre o tema A História da Moda na Cidade de São Paulo.

Há muito mais sobre a moda do que os chiques desfiles com belas modelos. Sua cultura vai muito além disso e encontra no cinema um de seus grandes aliados.

See You in The Other Post

Nenhum comentário: