sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Encontro de Jolie e Depp Decepciona

A união dos atores mais populares da década faz de um filme um campeão de marketing. Somente a presença dos atores no set de filmagem é capaz de gerar diversos comentários e notícias que circulam pelos meios de comunicação e atrelam o acontecido ao nome da produção. Esse parece ser o principal erro em torno de O Turista, que estreia hoje nos cinemas brasileiros.

O longa-metragem tem como principal trunfo o poderoso elenco encabeçado por Angelina Jolie e Johnny Depp. Os atores se tornaram grandes ícones de Hollywood a partir de grandes sucessos de suas carreiras desde os anos 2000 e do grande apreço dos críticos e do público por seus trabalhos.

O sonho de juntá-los em um mesmo título caiu nas mãos do diretor Florian Henckel von Donnersmarck, que parece ter ficado refém da fama de suas estrelas e esqueceu-se de ter como base um interessante roteiro.

O filme mostra Elise (Jolie) sendo acompanhada de perto por agentes da Interpol que investigam seu relacionamento com o procurado ladrão Alexander. Durante viagem para Veneza, ela conhece o professor de matemática Frank (Depp). Ele acaba sendo confundido com o antigo companheiro de Elise e ambos entram em trama envolvendo perseguições, a polícia e um perigoso vilão.

Nada muito criativo do que outras histórias já apresentadas nas telas. Pouco bastava para que O Turista fosse um sucesso, mas o esforço demonstrado na tela não o ajuda em nada. Os passos dados por Elise e Frank não conseguem prender o espectador na cadeira – mesmo a duração não chegando a duas horas, o que deveria ter dado maior ritmo aos acontecimentos.

Um dos destaques é a paisagem de Veneza. A bela cidade italiana cai muito bem em enredos protagonizados por espiões e bandidos procurados. O insinuante cenário tem todas as características que fazem o elenco mostrar o motivo de ser tão queridos pelo público.

O charme presente em Veneza se mistura ao de Jolie e Depp e comprova que chamam a atenção por onde quer que passem. Ao encher os olhos de quem assiste a obra, o diretor tenta recuperar fôlego que não existe em sua produção.


Atualmente marcado por dar vida ao engraçado Capitão Jack Sparrow, da cinessérie Piratas do Caribe, Depp faz atuação contida demais. Sua estonteante companheira de trabalho reprisa ‘carões’ que não caem bem com a personagem em questão. Em resumo: ambos os astros não se esforçam para fazer do longa um filme melhor.

Mesmo não tendo sido bem recebido pela crítica norte-americana, O Turista tem figurado na lista de algumas importantes premiações do gênero. A impressão que fica é de que pouco importa o motivo do título estar entre os concorrentes, desde que a dupla principal possa ser vista desfilando no tapete vermelho.

See You in The Other Post

Nenhum comentário: