quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Gaiman e Sua Obra-Prima Juvenil

Neil Gaiman é conhecido do grande público por seus trabalhos cheios de referências fantásticas e com histórias extremamentes criativas. Apesar da maioria de suas obras serem voltadas ao público adulto, um de seus contos mais populares é destinado aos leitores juvenis. Após ser levado aos cinemas em animação stop-motion em 2009, Coraline (Editora Rocco, R$ 48, 188 páginas) ganha versão em graphic novel que mantem o clima de fantasia e terror do livro original.

O universo das histórias em quadrinhos sempre pareceu um terreno seguro para uma adaptação do conto do escritor inglês. Muitas ideias de Gaiman parecem fáceis de serem imaginadas ganhando as mais instigantes ilustrações. Momentos como a casa que começa a se desmanchar e quando os ratos que se reúnem para personificar um homem são exemplos dessa bem-sucedida tradução.

Caso você ainda não conheça Coraline, ela se muda com a família para um antigo casarão que, de tão grande, também conta com outros moradores excêntricos que não conseguem acertar a pronúncia do seu nome. O espírito aventureiro da garotinha a leva até uma misteriosa porta que não leva a lugar algum. Durante uma tarde chuvosa e entediante, Coraline decide abrí-la e descobre que se trata de uma espécie de portal para uma realidade estranha comandada por seus 'outros' pais.

A adaptação para a HQ fica a cargo do quadrinista P. Craig Rusel, parceiro antigo do autor e com ilustrações em obras como Mistérios Divinos e a série Sandman. Os desenhos conseguem misturar realidade e fantasia para distinguir os dois mundos. Enquanto tons pastéis caracterizam o universo real, o sombrio e o colorido dividem espaço nos quadros que retratam a vida além da porta misteriosa.

O ótimo trabalho de Rusel lhe rendeu o Prêmio Eisner - o maior da categoria -­ de melhor publicação para o público adolescente na edição do ano passado. Ao elaborar um pequeno conto para sua filha Holly, Neil Gaiman descobriu que as possibilidades das histórias infantis também são infinitas.

O escritor consegue passar a mensagem de que é preciso ter cuidado com o que se deseja de maneira intrigante e que consegue agradar crianças e adultos. Destaque para pequenas tiradas sutis e alguns aspectos cruéis apresentados na trama. Não à toa Coraline chegou às telas de cinema e, agora, às páginas dos quadrinhos.

Sem grandes pretensões, Gaiman criou uma das mais populares histórias juvenis contemporâneas.

See You in The Other Post

Nenhum comentário: