terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A Fusão do Rock com as HQ´s

Sim, sim sim!!!!!!!

A Fênix renasce das cinzas!!!
Heheheheheh

Foi mal pessoal, mas não deu mesmo para postar nos últimos tempos. Como o Yuki já disse, estamos todos enrolados com a faculdade, trabalho e o restante de nossas vidas sociais.

Vamos ver se conseguimos dar um upgrade legal de posts agora.

Mas chega de enrolação e vamos ao que interessa: informação.

Abraços,

Lipera

_______________________________________________________




Dar uma cara para as complexas composições do Heavy Metal. Esse é o objetivo da revista N´roll (Roadie Crew, R$ 3,90), lançada em São Paulo e no Rio de Janeiro no dia 01 de outubro. A publicação – "a primeira HQ periódica de Rock e Metal do Mundo", segundo a própria publicação – traz por meio de ilustrações e muita criatividade a interpretação de uma determinada música por edição. Em sua primeira edição, a composição escolhida foi Time To Be Free, de Andre Mattos (ex-Angra, ex-Shaman, ex-Shaaman, sei lá, e atualmente em carreira solo).

"O Heavy Metal tem muito a ver com o público dos quadrinhos. As letras têm mais conteúdo de ficção e drama, que é a cara do público jovem que acompanha as histórias em quadrinhos", explica o roteirista das tramas apresentadas e idealizador do projeto, Gustavo Fiali. As ilustrações ficaram a cargo de Wagner Nogueira.

A idéia nasceu há dois anos, quando, em reuniões de negócios que envolviam diferentes setores, Gustavo percebeu que os fãs do rock são os mesmos que gostam do mundo das HQs. "Nós sempre conversamos sobre o público e vimos que os fãs tem o mesmo perfil, mas com diferentes hobbys."

Antes mesmo de pensar em como seria a revista, o primeiro passo foi fazer contato com as gravadoras para conseguir as licenças das bandas almejadas para ganharem uma ‘homenagem’. Segundo Gustavo, "com o material oficial em mão, fica mais fácil negociar com as editoras".

Trabalhar com uma música - na verdade, interpretar um conceito - pode ser uma coisa muito perigosa. A visão dada por meio da revista é feita levando em conta diversos fatores para que o(s) autor(es) não se sinta sabotado.

"Fazemos a interpretação da forma mais responsável possível. Antes de tudo, procuramos fazer uma pesquisa mais aprofundada e conversamos e questionamos os autores sobre suas músicas."

Lançada em novembro, a segunda edição traz os islandeses do Nightwish e a nova Amaranth como fonte de inspiração para o enredo da HQ. Com o segundo passo dado, o objetivo foi chegar a um mercado maior e não se restringir apenas a São Paulo e ao Rio de Janeiro. Enquanto os dois estados receberam o volume 2, o restante do país podia encontrar nas bancas a edição de estréia.

Um dos objetivos do projeto era levar a revista para outros cantos do mundo. Estava prometido para outubro o seu lançamento na Inglaterra - mas não sabemos se foi possível (caso alguém saiba, dá um berro aí). Propostas para levá-la para os demais países da Europa também estavam para ser acertadas em breve.

Mais para frente, devem pintar histórias em quadrinhos de músicas dos noruegueses do Dimmu Borgir e da galera do Sepultura. Ainda não vi a terceira edição, mas pelo que vi até agora, o negócio é legal pra caramba. O enredo é bem bom e estou me surpreendendo com os desenhos. Como sou fã de Rock e dos quadrinhos sou meio suspeito de falar, mas aposto que vale muito a pena que qualquer um que se interesse por algum desses temas de alguma forma dar uma olhada.

Quando conversei com o Fiali, ele me fez uma bela de uma recomendação que eleva muito a esperiência da leitura: "Acredito que o melhor é ler a revista e ouvir a música ao mesmo tempo. É uma coisa a mais que complementa muito bem. É muito melhor".


See You In The Other Side


(eu sei q a matéria é meio velha e talz, mas ainda tá valendo e o negócio vale a pena)

Nenhum comentário: