terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Coisas de geek - Video Game para o Natal

Senhoras e senhores, Coisas de Geek em ritmo de Natal...

Estava confabulando o Natal, os presentes e etc, aí me veio a retórica, porque não um video game? (no caso um autopresente, acho que posso dizer assim)

Pois é, fiz uma pesquisa rápida porque a realidade é que os três consoles da nova geração me chamam muita atenção e se pudesse teria os 3, mas o preço mata e fico então na escolha de um deles e uns 3 meses de fome.

Um relevante fato para cada um é que mercadológicamente falando cada um tem sua força e fraqueza. Isso torna-os mais equilibrados, ficando mais difícil a escolha. Mas se relevarmos algumas coisas no gosto pessoal, acho que fica mais fácil de escolher um console.

Vou listar algumas vantagens e desvantagens, lembrando que algumas das vantagens são para os fabricantes, como a pirataria (essa é uma vantagem para nós, para alguns de nós).

O primeiro que vou falar é o mais diferente, o Wii.

O Nintendo Wii tem uma característica única que é o diferencial que torna as vendas deste console muito alta: a interatividade. O fato que você ter de se mexer o tempo todo faz com que o console seja o primeiro nas opções de muitos, principalmente para quem quer presentear o filhão.

Outra vantagem é a disponibilidade de jogos, você os encontra em qualquer lugar, e a leitura de DVD do console aumenta as possibilidades hoje, só que todos sabemos que logo essa tecnologia será obsoleta, e eu disse logo.

A desvantagem é a brand querer ganhar em cima de tudo, aí lançam um monte de peças inúteis que todo mundo quer comprar. O controle são duas peças e são vendidos separadamente. Essas entre outras coisas de preço que fazem a nintendo cair no meu conceito.

Na questão de jogos, a nintendo tem bons jogos. São interativos e diveritidíssimos. E bem cansativos (fisicamente falando) o que não tira a vantagem dele. O problema está em títulos. Para quem procura por um bom RPG, por exemplo, verá que o Wii é bem carente de jogos mais cabeças. Os melhores jogos desse gênero vieram do console anterior (Cube), como "The Legend of Zelda".

Outro ponto onde o Wii perde é a qualidade visual dos jogos, que podiam ser melhor só para dar aquela pontada nos concorrentes, que apesar de não serem diretos por trabalharem os jogos de forma diferente, não deixam de ser concorrentes.

Mas o Wii vale pela diversão! Ótimo para jogar com amigos!

Agora falando do meu segundo na lista, o Xbox 360. Este video game teve sérios problemas quando foi lançado. Os primeiros consoles vendidos tinham um problema com o cooler (que não tinha capacidade necessário para o resfriamento) e superaquecia o video game de tal forma que chegava a derreter a carenagem. Hoje, esse problema não existe mais.

O Xbox 360 chegou com os dois pés na porta, detonando o concorrente direto que é o playstation 3. Para mim, o Xbox não ia dar certo pois a sony detinha títulos exclusivos, essa exclusividade a Microsoft conseguiu quebrar. O título mais importante dos RPG, Final Fantasy, terá tem sua versão para Xbox (toma essa Sony). Além disso, eles têm títulos de jogos de ação muito fodas como o "Gears of War" e "Halo". A qualidade dos jogos estão bem fodas e, eu sou fã de "GTA", título que também está disponível para o Xbox.

Outro fator fodarástico dele é que ele pode ser um media center, podendo concentrar o que você precisa para assistir seus filmes, escutar suas músicas com acesso a internet e etc, na sua sala ou quarto. O legal do media center é você ter uma espécie de computador voltado só para entretenimento na sua sala. Aí você pode adquirir o teclado, mouse e etc, que já são mais itens para gastar o rico e suado dinheiro.

Dentre as opções este é um dos tops, na minha humilde opinião. Além disso tudo, na questão tecnológica ele é muito bom também, pois já trabalha com alta definição, mas isso é algo que os 3 consoles nesse post já tem, então, nem vou citar muito isso.

Xbox vence por ser foda em gráficos, é o melhor dentre os 3 para concentrar o media center e apesar de ganhar alguns títulos únicos e quebrar algumas exclusividade, ainda perde em títulos nerds de RPG.


O Playstation 3 é o que mais perde dentre os 3 na minha opinião. O que mais pesa na verdade é o preço. Ele é muito caro. Mas em questão de jogos é o que mais promete. Já faz parte de sua imagem os jogos mais legais que são RPG's, os melhores na verdade (ah sim, pra quem não notou sou um fã de RPG's). É o melhor dentre os 3 em gráficos e etc. Só que o acesso a jogos é baixo, ainda não tem uma quantidade de títulos legais.

Além disso o playstation está trabalhando com as patentes da sony, portanto os jogos estão sendo vendidos somente em blueray, e essa mídia ainda não foi aberta como se promete. Portanto o acesso aos jogos ainda é escasso. Além do preço que está altíssimo.

O Playstation 3 tem também um media center. Porém este está com o sistema operacional da Sony (muito parecido com o do PSP) e ele tem algumas limitações que o do XBox não tem, como por exemplo a possibilidade de instalar um sistema deferente do original (o Xbox funciona com windows), e você pode instalar codecs, programas, players; no da Sony, isso é um pouco mais complicado.

Uma coisa que faz o Playstation ganhar muitos pontos pra mim é o contrato da Sony com a Konami, dos títulos do Hideo Kojima. Metal Gear só tem pro playstation 3 ainda e esse jogo é muito foda!Mas é como eu disse, cada um tem sua particularidade. Uma coisa foda que o Xbox e o Playstation tem é que podemos jogar emuladores neles, isso é duca! Jogar jogos nostálgicos do nintendinho e megadrive. Enfim, isso é possível se alguém criar os emuladores, claro (o que não é difícil).

Os consoles estão ficando cada vez mais fodas, e isso só me faz ver matrix cada vez mais perto... tá, brincadeira!

O negócio é comprar o Zeebo!!!
Tá bom... to zuando!

Um abraço maluco doido!

Um comentário:

Arthur disse...

se não fosse a Política Tributária Brasileira™, seria fácil comprar um Xbox 360. mas.. será que o Zeebo vende? se até Dynavision vende, por que não?