domingo, 26 de janeiro de 2014

A Eterna Voz dos Jovens

Faz parte do show de Cazuza (1958-1990) ser uma das mais importantes vozes brasileiras desde seu estouro nos anos 1980. A poesia vinda de uma juventude underground parece continuar pertinente e as emoções em forma de letras ganham atenção especial no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. O local abriu as portas para a exposição Cazuza – Mostra Sua Cara, viagem pelo universo de sentimentos do cantor e compositor carioca.
É a primeira vez que o museu cede espaço para uma figura pública ligada à música, abrangendo seu leque de homenageados literários. “A escolha do Cazuza vem por ele ser um poeta jovem e atemporal. Quantas frases dele ainda estão espalhadas pelo Brasil inteiro? A ideia foi fazer algo que juntasse o que o Cazuza pensava quando escrevia, suas inspirações, com o que a juventude busca, seu papel de transformar a sociedade”, explica o curador Gringo Cardia, alertando sobra a necessidade dos jovens (ontem e hoje) de terem um interlocutor.
Essa troca de pensamentos entre a cabeça do cantor e os anseios coletivos dá o tom das instalações. Em busca de tirar o ídolo de seu pedestal, a montagem explora elementos que o colocam apenas na figura de rapaz comum, nadando contra a corrente só para exercitar sua rebeldia. Fazer de Agenor de Miranda Araújo Neto apenas mais um na multidão é o conceito por trás da sala de abertura e saída, na qual rostos de milhares de pessoas com frases assinadas pelo compositor estão espalhados. Os visitantes podem ter sua fotografia estilizada, bastando escolher entre 42 opções de dizeres, entre eles 'Por Você Eu Largo Tudo', 'O Nosso Amor a Gente Inventa' e 'Meus Inimigos Estão no Poder', na cabine especial.
Depoimentos de familiares e amigos ajudam a desvendar Cazuza. “Vivíamos uma realidade cenográfica, de beber, viver esse universo, rir da nossa própria imaturidade e vivenciar esses personagens”, revela Lobão. Relatos de psicanalistas e antropólogos analisam as angústias da juventude representada pelo garoto que queria mudar o mundo.
Um karaokê ilustrado, o estudo da arte de compor e um espaço com objetos pessoais são alguns dos braços da exposição. Se o foco da atração são os jovens, as ideologias do cantor podem ser o caminho para chamá-los.

Cazuza – Mostra Sua CaraExposição. No Museu da Língua Portuguesa – Praça da Luz, São Paulo. Tel.: 3322-0080. Ter., das 10h às 22h; quar. a dom., das 10h às 18h. Ingr.: R$ 3 (meia-entrada) e R$ 6. Até 23 de fevereiro.

Nenhum comentário: