terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Viajando o Mundo em Busca de Equilíbrio


Na 'Bíblia', 'Gênesis' é o primeiro capítulo, que revela como Deus criou o céu e a Terra, os animais e o homem. As páginas traduzem uma era na qual tudo vivia em harmonia. O mundo atual revela uma realidade onde as necessidades e excessos do ser humano foram (e continuam sendo) desculpas para mudanças praticamente irreversíveis do planeta.

Após apresentar seu olhar sentimental para temas sociais e políticos ao longo da carreira, Sebastião Salgado cansou-se das desgraças que acompanhou em viagens pelo mundo. O fotógrafo brasileiro radicado em Paris, na França, dedicou seu tempo entre 2004 e 2011 para tentar buscar resquícios do equilíbrio entre as pessoas e a natureza.


A jornada rendeu o elogiado ensaio Genesis, apresentado ao público no ano passado em livro e no formato de exposição no Sesc Belenzinho, em São Paulo. Agora, a visão recheada de esperança do autor está espalhada pela área de convivência do Sesc Santo André. A mostra segue em visitação gratuita até o dia 4 de março.


O rico acervo em preto e branco é formado por um total de 245 fotografias que também já passaram pelo Museu do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro, e pelo conceituado National History Museum, em Londres, na Inglaterra. Os registros foram feitos em regiões remotas da Terra, casos da Antártica, Indonésia, Botswana, Ilhas Sandwich do Sul e Pantanal. Todo o material foi selecionado pela curadora Lélia Wanick Salgado, mulher do artista.


A ideia do fotógrafo foi deixar de observar o homem e seus problemas, como visto em projetos como 'Êxodos' e 'Trabalhadores', para encontrar valor no que há a seu redor. Desta vez, sua mira está voltada a animais, planícies, montanhas e rios. Muitos dos cenários apontam o que ainda de primitivo existe no mundo contemporâneo, entre eles elefantes em Zâmbia, os poucos habitantes da península de Yamal, na Sibéria, e grupos indígenas moradores da bacia do Xingu, no Estado de Mato Grosso. O toque está em lidar com a luz da maneira desejada em meio à ausência de cores.


Na exposição, as imagens estão divididas em cinco seções: Planeta Sul, África, Terras do Norte, Amazonia e Pantanal e Santuário, este último viajando por cenas de locais como Ilhas Galápagos e Madagascar. As obras de Salgado chamam a atenção pelo impacto visual, mas têm em seu caráter informativo uma força especial. É a arte de motivar reflexões por meio da vida e da natureza.


A visitação de Genesis no Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302) ocorre de terça a sexta-feira, das 10h às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Lembrando que a entrada é franca para todo o público.

Nenhum comentário: