segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A Grandeza do Homem Comum


Tudo é possível para Walter Mitty. Ele não tem medo de invadir um prédio em chamas para salvar um gato, passa meses testando os limites do espírito humano em montanhas repletas de neve e já saiu em jornada para o espaço, além de não levar qualquer tipo de desaforo para casa. É neste universo excitante que o nova-iorquino vive quando tem suas pequenas fugas da realidade durante o dia a dia. Na verdade, ele não passa de um tímido homem comum.

A premissa serve de ponto de partida para os acontecimentos de A Vida Secreta de Walter Mitty, em cartaz nas salas do Grande ABC com cópias dubladas e legendadas. Repleto de mensagens de superação e com estímulo para impulsionar o público a seguir seus sonhos, o longa-metragem parece calhar muito bem com o espírito natalino de esperança sem parecer um filme tradicional da época.


Quem comanda essa jornada pelo cotidiano do protagonista é Ben Stiller, conhecido do grande público por participações em comédias como 'Entrando Numa Fria' e 'Uma Noite no Museu'. O ator norte-americano já provou que tem o dom de fazer as pessoas rirem e agora volta ao posto de diretor após cinco anos, desde o lançamento de 'Trovão Tropical' (2008).

Ele tenta provar que está mais maduro ao desenvolver trabalho com tom completamente diferente do que já realizou, lembrando o caso de Jim Carrey em 'O Show de Truman' (1998). Mas ao invés de estar preso a um reality show, Walter (interpretado de maneira sólida pelo próprio Stiller) não consegue se libertar de si mesmo. Trabalhando como gerente de negativos da revista 'Life', seus desafios e emoções são restritos à preocupação de não perder as fotos necessárias para o periódico à beira da extinção.


Mas quando uma foto do prestigiado Sean O’Connell (Sean Penn) desaparece, Walter começa a desafiar seus próprio limites para encontrar o negativo. O empurrão que lhe falta vem do sentimento especial que ele nutre por Cheryl Melhoff (papel de Kristen Wiig, de 'Missão Madrinha de Casamento'), que também trabalha na revista e começa a lhe encorajar nas entrelinhas de suas poucas conversas.


As belezas criadas pela imaginação do personagem com a ajuda de alta dose de efeitos visuais começam a ser substituídas pelas cores e formas do ‘mundo real’ onde ele jamais se viu explorando. As montanhas da Groenlândia e da Islândia servem de cenários para situações libertadoras – e comuns somente em Hollywood – nas quais ele terá a oportunidade de conhecer melhor a si mesmo. É o típico caso de dar chance à vida, só que tudo é muito mais interessante nos cinemas. O carisma de Stiller, assim como a ótima fotografia do filme, são utilizados de maneira a fazer com que o público embarque com maior facilidade nesse drama cômico.


A facilidade com que Walter desfila talento em cima do skate é prova de que a emoção sempre esteve ao seu lado, mas seu perfil introvertido e uma complicação familiar o transformaram durante o passar do tempo. Buscando motivação na música 'Space Oddity', de David Bowie, o personagem está “passando pela porta” e “flutuando do jeito mais peculiar”.Em A Vida Secreta de Walter Mitty, Major Tom revela coragem para explorar os sentimentos.

Nenhum comentário: