segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Nascimento de Um Ícone Cultural


Em meio a lançamento de filmes, músicas e livros que sempre prometem abalar a cultura pop, o novo capítulo dessa jornada está sendo escrito nos videogames. E não imagine que as aventuras de um encanador italiano ou que a mais perfeita simulação eletrônica de uma partida de futebol estejam causando frenesi. As atenções dos gamers estão voltadas para a revolucionária ação anárquica de Grand Theft Auto 5 (PlayStation 3 e Xbox 360, R$ 199 em média), cujos valores envolvidos o credenciam como estrela na história da indústria.


Desde seu lançamento em 17 de setembro, o jogo da desenvolvedora escocesa Rockstar (responsável por sucessos como Red Dead Redemption e Max Payne 3), parece ter superado as expectativas dos fãs, crítica e de todo o mercado. Enquanto os fãs não param de elogiá-lo, suas vendas – até o momento – já lhe garantiram espaço na próxima edição do Guinness World Records. Entre os títulos mais expressivos estão o de videogame mais vendido em 24 horas (US$ 800 milhões arrecadados de maneira oficial nos Estados Unidos e na Europa), deixando para trás Call of Duty: Black Ops 2 (2012), que lucrou US$ 500 milhões no mesmo período. Grand Theft Auto 4 (2008) rendeu à produtora cerca de US$ 310 milhões no seu primeiro dia nas prateleiras.


“Os números são muito, muito altos. Era esperado que haveria esse boom na indústria, mas não tão rápido nem tão grande. Acho que este é o lançamento mais importante dessa geração e encerra um ciclo com a chegada de novos consoles”, diz Thiago Romariz, editor de games do site Omelete, especializado em entretenimento. “A Rockstar sabe trabalhar o marketing em cima de seus projetos e criar uma expectativa especial. O GTA 5 não só engloba tudo o que a empresa já apresentou, seja em termos narrativos e jogabilidade, e crava, talvez, a experiência definitiva atual dos videogames.”


Além de levar os números do meio dos games a um outra patamar, GTA 5 se tornou um fenômeno cultural. Sua popularidade e lucratividade são tamanhas que o fenômeno foi capaz de ultrapassar o milionário mundo do cinema. Com orçamento hollywoodiano, na casa dos US$ 265 milhões, o jogo se tornou o produto de entretenimento que mais rápido conseguiu US$ 1 bilhão (em apenas três dias). Para se ter uma ideia, o longa-metragem Avatar (2010), o blockbuster que mais arrecadou na história da sétima arte, levou 17 dias para atingir a marca. Sucessos como Os Vingadores (2012) e Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (2011) levaram quase cinco vezes o tempo do game para também entrar no seleto grupo de bilionários.


Segundo Romariz, os números e a influência dos games na vida das pessoas estão evoluindo de maneira natural e consolidada. “Se é ou não arte, isso não importa. Acredito que os games devem ganhar esse status ao longo do tempo, de acordo com o senso comum. É uma área forte de entretenimento que está cada vez mais sendo respeitada.”

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