sábado, 25 de janeiro de 2014

O Passado do Planeta do Superman

Antes de existir o Superman, há toda uma história sobre um universo longínquo. As informações básicas sobre a origem do personagem da DC Comics tentaram ser reveladas inúmeras vezes e por diversos autores, mas poucos materiais parecem se aventurar tanto em explorar o que havia antes de Kal-El nascer. É tentando consolidar esse mundo alienígena de onde veio o maior super-herói de todos os tempos que temos Os Últimos Dias de Krypton (Editora Fantasy – Casa da Palavra, 464 páginas, R$ 39,90 em média).
A obra não traz ilustrações ou qualquer referência em quadrinhos ao tema. Kevin J. Anderson, conhecido do público geek por elaborar romances ligados a sagas como Star Wars, Dune e Arquivo X, entrega apenas textos para levar o público a uma viagem interplanetária com direito a criaturas bizarras, elementos extremamente tecnológicos e, até mesmo, um poderoso sol vermelho. O básico relato sobre Krypton a que o grande público está acostumado gira em torno do planeta ter explodido pouco antes de seu filho mais famoso conseguir ser enviado para a Terra. Os fãs mais curiosos sempre procuraram saber mais sobre essa civilização perdida.

O escritor norte-americano tenta descrever como os kryptonianos deixaram de formar uma sociedade praticamente perfeita, com enorme controle sobre seus avanços e possibilidades, e acabou enfrentando um verdadeiro apocalipse. Desta forma, os leitores são jogados no passado do casal formado pelo cientista Jor-El e a escritora Lara (futuros pais do Superman), apresentados aos antecessores do temido General Zod e ficam entendendo todo o contexto que levou o planeta a seu fim. Figuras como o perigoso vilão Brainiac e Zor-El, tio do herói, também têm suas histórias desenvolvidas, todas com direito a traições, brigas, amores e conspirações.
Os Últimos Dias de Krypton é um bom item para complementar o longa-metragem O Homem de Aço, novo filme do Superman lançado no ano passado. Parte desse universo ganhou bons minutos na obra do diretor Zack Snyder, que tenta se aprofundar com mais intensidade na origem do protagonista, principalmente por acompanhar Jor-El (agora interpretado por Russell Crowe) por mais tempo. Mas enquanto o longa-metragem se importa em lidar com o drama do fim iminente, o livro tenta fazer da vida em Krypton seu chamariz.

Nenhum comentário: