quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Nostalgia em FlashBack - Karatê Kid


Nada mais oportuno que voltar no tempo para relembrar Karatê Kid agora. Sabe por quê? Porque logo logo sai o remake do filme clássico da tela quente e da sessão da tarde! E tenho uma série de reclamações a fazer antes de ver o começo da produção do filme, mas antes disso vamos relembrar os bons tempos.

A muito tempo atrás, antes de eu nascer saiu um filme sem muito compromisso contando a epopéia de um moleque que apanha na escola, Daniel Larusso (interpretado por Ralph Macchio). Este, que cansado da vida de looser conhece o professor Miyagi que o ensina a arte do karatê de forma poética e com artifícios simples como encerar o carro, pintar a cerca e por aí vai.

O filme é dirigido por John G. Avildsen, e teve milhares de comentários legais levando Pat Morita, o eterno Miyagi Sensei, a indicação as Oscar e do Globo de Ouro como melhor ator coadjuvante.

Além disso ficou marcada pelo filme a música 'Glory of Love' do Peter Cetera. Quem não lembra, ein???

E me diz quem não lembra do Cobra Kai e do eterno golpe chute da Garça? Saca só o final do primeiro filme com esses dois ícones clássicos:


A franquia teve mais dois filmes continuação, onde o segundo já não foi tão conhecido. A história do segundo filme mostra Daniel Larusso conhecendo a terra natal de Miyagi. O golpe de karatê do filme é uma comparação com aquele pequenos tamborzinhos com baquetas grudadas nas laterais para você ficar girando, saca?



O terceiro narra a volta de Daniel e Miyagi à Los Angeles. O foco desse último filme é a lição que Daniel precisa aprender de que o Karatê é um caminho de vida, e não uma forma de conquistar títulos e prêmios apenas.

Karatê Kid foi um filme cheio de lições de moral e etc. Existe um 4º filme, estrelado pela Menina de Ouro Hillary Swank. Esse filme é um lixo, mas vou ter de falar dele. Esse ultimo filme saiu em 94 e foi dirigido pelo Christopher Cain. A história conta que uma menina revoltada encontra no Karatê ensinado por Pat Morita, uma forma de entrar nos eixos. O filme é mau dirigido e tem uma série de erros de fotografia, continuidade e etc. Mas vale apena assistir para se ter referência do que não fazer...



Agora sobre o Remake. Este remake poderia ser muito bem feito, e pode até surpeender, mas o porque da minha revolta? Vou explicar:
O produtor do filme é o Will Smith (o que poderia ser bom). Por ser um remake, o pupilo (que imagino ser o Daniel San) é o Jaden Smith (sim, o filho de Will Smith), que é bem parecido com o Ralph Macchio... e adivinhem o que mais?!?
Senhor Miyagi que era atuado por Pat Morita será substituído (afinal Pat não pode atuar de dentro do caixão) por Jack Chan, um chinês bem conhecido. A proposta do filme é mostrar as diferenças e a convivência entre os EUA com a CHINA... A CHINA??? Acho que eles deveriam mudar o nome do filme para Kung Fu Kid... Como eles querem fazer essa confusão colocando uma arte marcial totalmente japonesa na China?

Isso me deixou bem triste, porque é a maior prova de que em Hollywood, qualquer coisa pode e será destruída...

Anyway, tudo que vai volta, quem sabe não consertem o roteiro antes de começar a produção do filme.

Eu fico por aqui nesse cheiro de naftalina vendo a época em que Elizabeth Shue não fazia filmes com um homem invisível!

Nenhum comentário: