quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Star Wars volta aos Quadrinhos

Não só da grande saga de seus seis filmes para o cinema sobrevive o mundo de Star Wars. Apesar das produções seguirem a linha de uma só história, muitos acontecimentos não mostrados cinematograficamente e que ainda podem explicados fazem com que os fãs da jornada de uma galáxia muito, muito distante queiram mais informações. Para preencher um pedaço dessa lacuna, chega às bancas e às livrarias este mês a revista em quadrinhos Star Wars Volume 1 (R$ 7,90, 88 páginas, Editora On Line).

Com distribuição mensal em todo o país, a publicação traz quatro histórias distintas: Knights Of The Old Republic, Dark Times, Rebellion e Legacy. Apesar de ocorrerem em épocas diferentes – explicado por um quadro inicial informativo que ajuda os leitores a se situarem melhor dentro da cronologia –, todas estão ligadas de alguma forma. Os contos foram publicados originalmente em 2006 nos Estados Unidos pela editora Dark House.

Dark Times é, totalmente focada em Darth Vader, um dos maiores vilões de todos os tempos. Ao lado de Darth Sidious, o pai dos gêmeos Luke e Leia comanda o universo em um mundo no qual os Jedis estão praticamente extintos.

Em Knights Of The Old Republic, vemos o engraçado e desastrado padawan Zayne em seu treinamento na Academia Jedi de Taris. A história se passa antes dos filmes da cinessérie. Apesar de pouco conhecido, Zayne será a figura central de uma trama muito importante no futuro, envolvendo perseguições, traição e lutas.

Já em Rebellion, o personagem principal é o tenente Janek Sunber (abaixo, comandando as tropas), que trabalha para Darth Vader. A história se passa entre os acontecimentos dos filmes Star Wars – Uma Nova Esperança (1977) e O Império Contra-Ataca (1980). Além das lutas entre o Exército Rebelde e as tropas do Império, o que chama a atenção é o conflito interno enfrentado pelo tenente por causa de seu passado. Sunber era um dos melhores amigos de infância no planeta Tatooine de Luke Skywalker, líder de seus inimigos no campo de batalha.

Fecha a publicação em quadrinhos a série Legacy. Nela, acompanhamos o futuro após a Força ter retomado o poder do universo. O conto é um dos mais interessantes, pois vemos o andamento da situação após acompanharmos a aventura até aqui. Ao contrário do que o público imagina, a vida dos Jedis não ficou nada fácil e o Império mostra que não foi derrotado. Mas o legado da família Skywalker, agora na pele do jovem Cade (abaixo - eu sei que está em inglês, mas é difícil achar as imagens da versão nacional), promete lutar contra os novos inimigos - ou não...

Todas essas histórias fazem parte do chamado Universo Expandido, no qual o ciclo de vida de Anakin Skywalker/Darth Vader contado nos cinemas é apenas uma parte de um mundo imenso de personagens, batalhas e planetas. Além de histórias em quadrinhos, fazem parte dessa expansão intergaláctica livros, games e desenhos animados. Para que algo faça parte oficialmente do Universo Expandido, tudo precisa ser aprovado por George Lucas, o criador de Star Wars. No caso dos quadrinhos, página por página.

Esta não é a primeira vez que as HQ´s de Guerra nas Estrelas chegam ao Brasil. Muitos contos antigos já foram lançados por aqui por diferentes editoras ao longo dos anos, incluindo uma versão em mangá, o quadrinho japonês. A nova publicação é bem fodástica e parece ficar melhor com o tempo. Sendo fã ou não da saga, vá ler logo!!
Mas quem sou eu pra dizer o que você deve fazer com a força...

See You In The Other Post

Nenhum comentário: