terça-feira, 7 de abril de 2009

Novo Quadro!!!


No ano passado, tivemos o centenário de morte do maior escritor brasileiro de todos os tempos, e assim nada melhor que dedicarmos a estréia do nosso novo quadro, o “Bibliotecagem” à ele. Falemos de Machado: cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. teve toda sua educação em uma escola pública, era autodidata. Tinha saúde frágil, epilético, gago. (É verdade!!!)

Deixando um pouco de lado as informações técnicas, podemos observar a magnitude dos talentos dele, seus romances sempre dinâmicos, já que seus capítulos são curtos, nos levam à uma análise do ser humano que impressiona e nos faz delirar...

Acho que a maioria dos leitores do blog já tiveram que ler alguma obra dele. Talvez Dom Casmurro ou Memórias Póstumas de Brás Cubas e ambos carregam curiosidades.
Memórias Póstumas por exemplo: foi escrita na fase realista de Machado, fase que como diz o nome, tudo tem que ser fiel a realidade, mostrando a escória da humanidade, o que é nojento, horrível, o lado podre do ser humano... pois é.. é forte, é nojento.. mas é real... rs, mas vamos analisar... se a obra deve ser realista, como explicamos o fato do proprio narrador da história estar morto???

Por isso o nome: Memórias Póstumas, mas ai é que está o segredo, se o próprio narrador do livro está morto, o que o impede de escancarar todas as realidades dele mesmo e de todos à sua volta? Ele não tem nada a perder não é??? Por isso Brás Cubas fala de tudo e de todos sem pudor e sem mascarar a verdade para preservar nem a sua e nem a imagem de ninguém.

Com essa pequena análise já podemos perceber toda a riqueza de criatividade de Machado, ele era um mestre da observação psicológica, com estilo desiludido, sarcástico e amargo... e se você leu na época de escola alguma de suas obras, e não gostou, aconselho ler novamente, com outro olhar, mais adulto e crítico, tenho certeza que sua opinião vai mudar.. Mas me contem depois hein!!! Por isso a caixinha de comentários ai embaixo!!!

Beijos e Abraços!!!

Nenhum comentário: