segunda-feira, 6 de outubro de 2008

La musique de ma vie - Tokiwazu

Senhoras e senhores, queridos leitores...

Muitos conhecem, muitos não. Alguns dos vídeos que vou postar não é coisa nova, porém, faz parte de uma cultura ao qual estou inserido e faz parte de minha vida. Acho que esse La musique é para compartilhar um pouco disso.

Vou falar da mais orquestra japonesa de música folclórica, a Tokiwazu.

A Tokiwazu é uma orquestra clássica folclórica que já passou por vários músicos. Eles simplesmente tocam a musica folclórica do Japão. Agora ninguém compreende o que é bem isso, e eu vou tentar explicar.

A música que a Tokiwazu toca é exatamente aquela que acompanha o teatro Kabuki. No som, há evidencias claras de interferências ocidentais, com o som de instrumentos clássicos ocidentais, como o violino e os metais. Mas a força da música está nos instrumentos basicamente japoneses, como o Kotô (harpa japonesa), Shamisen (instrumento que lembra uma viola com três cordas), a Shakuhachi (flauta de bambu ), o Taikô (tambor japonês) entre outros.

A música é basicamente uma narrativa de uma história. Normalmente as músicas falam da trajetória da cultura japonesa. Narrativas de samurais, contos de paixôes e vitórias. Típico do teatro Kabuki.

Uma coisa que todo mundo deve notar muito nessas músicas é IIIIiiiiôôôôu que há no meio, com a voz dos músicos. Essa parte é típica neste som, por conta inclusive da marcação. Essa seria um tipo de marcação estratégica na música, era a entrada com grito de guerra do senhores feudais.

Hoje, essa cultura anda meio apagada. Pouco depois da segunda guerra a música chegou a ser difundida, até pela ocidentalização do Japão. Mas isso sumiu aos poucos, restando apenas nas trilhas do teatro Kabuki. Hoje a Tokiwazu se renova e toca em seus concertos outros clássicos de músicas ocidentais e encontram músicos importantes na cultura ocidental.

Para provar, assistam os dois vídeos já antigos da orquestra tocando clássicos do rock como Smoke on the Water do Deep Purple e o We will Rock You do Queen.






Agora um vídeo com o encontro da Tokiwazu com o Blue Man Group.



Agora, para difundir um pouco mais essa cultura dessa música no mundo pop, o músico Keizo Machine. Ele pegou a música e misturou com a musica folclórica Soran Soran, típico de Okinawa, e colocou uma batida eletrônica. O Som ficou animal, curtam:



Fiz uma passagem ultra rápida sobre a cultura... Mais informações da banda Tokiwazu e do estilo musical. Mais informações úteis sobre o começo de tudo e etc, vejam em jtrad.columbia.jp/eng/j_tokiwazu.html. (está em inglês)

Enfim,
Um abraço maluco doido!

3 comentários:

Wall Júnior disse...

ooooooooiiii... add em blip.fm!
thanks by the props!

Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno disse...

Cara, simplesmente animal!!!!!!!
Tô de queixo caído até agora.

Para os que gostam de fusão de música tradicional japonesa com música moderna, fica a recomendação da música Change da banda Monkey Majik, que eles gravaram com os Yoshida Brothers, grandes nomes do Shamisen; o som ficou bom pacas...

Grande Abraço e parabéns pelo blog;
Batata