sexta-feira, 24 de abril de 2009

Disney e seus desenhos 2D


Para este Filmologia, eu fiz um apanhado com os melhores, os preferidos, e de mais prestígio, desenhos animados em 2D da Disney.

Vamos começar do começo:


Walt tinha um sonho, de divertir crianças e criar um mundo mágico. Idealizou seu Mundo "Aonde os sonhos se realizam" mas infelizmente não viveu para vê-lo pronto.

Seu primeiro longa metragem de animação, que aliás até hoje encanta "crianças" de todas as idades foi 'Branca de Neve e os Sete Anões', lançado em 1937 e foi premiado com um Oscar muito especial: O Oscar em tamanho normal e mais sete "oscarzinhos"!!!

O Desenho é lindo e encanta a garotada, mas o que chega a chamar mais a atenção, é o medo que a bruxa má nos coloca. Vai, confessa que você tem medo!

Agora falando do meu preferido!


'A Bela Adormecida' é uma animação de longa-metragem considerada um clássico, produzido pela Disney em 1959. É uma adaptação do original do séc. XVII de Charles Perrault. A trilha sonora é ótima, as canções ficam na cabeça e as fadinhas que são o núcleo da comédia do filme, encantam demais.

Meu personagem favorito desta animação é com certeza a vilã (tenho uma tendência a sempre gostar mais dos vilões) Malévola, a bruxa que ficou P da vida por não ter sido convidada pra festinha. Que classe, que maldade, ela é ótima demais...

Agora entramos com a Era de Ouro da Disney, que foi quando eles estavam bem abaixo do esperado e deram uma alavancada em seus negócios lançando estes três longas de animação:

O primeiro foi 'A Pequena Sereia' de 1989:

Esta é uma adaptação do conto homônimo do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Com uma pequena mudança no final da história original (a Sereia morre na história original), carrega uma trilha sonora super bem trabalhada e o filme em si tem algumas curiosidades como na cena de abertura, quando o Rei Tritão chega à arena, pode-se ver na multidão a presença de Mickey, Pateta e Donald (!!!)

O Segundo filme deste renascimento é A Bela e a Fera, de 1991, gracioso e com uma música que faz qualquer um curtir uma fossa boa (Sentimentos são...)


Essa animação foi a única a ser indicada ao prêmio de melhor Filme no Oscar. E uma coisa que vi por aí e achei muito interessante foi o fato de que na sua cidade, Bela é a única que usa roupas azuis. Isso foi feito para ressaltar o quanto ela era diferente dos demais moradores da localidade. Depois, quando Bela encontra a Fera, ele também se veste de azul, mostrando, de uma forma bem primária, que "eram feitos um para o outro"

E para fechar essa Era de Ouro da Disney, temos 'Alladin', de 1992, o que mais chama a atenção no filme, nem são os personagens principais, Alladin e Jasmine, mas sim os coadjuvantes, como o gênio (com a voz do maravilhoso Robin Williams), o tapete mágico e até mesmo Iago, o papagaio do vilão Jafar. Alladin também deu origem à uma das únicas sequências toleráveis da Disney na minha opinião, que é 'O Retorno de Jafar'.

Não podemos, claro, deixar de comentar sobre o clássico, que todos assistiram com certeza mais de uma vez no cinema, 'O Rei Leão', eu pessoalmente tenho todas as falas do filme decoradas (ah se fosse facil assim para as outras coisas!) para falar a verdade, a única parte que não tenho decorada, é a parte da morte de Mufasa (eu sempre passava essa parte, triste demais :-( ...)


Engraçado, triste, emocionante, tudo que um desenho precisa ser.

E o que na verdade todos os desenhos atuais estão perdendo. Hoje o foco é na comédia, não que não seja bom, mas antigamente, os desenhos carregavam uma carga ótima de moral, ensinava além da diversão, as crianças não só davam risadas e queriam brinquedos dos desenhos mas também ficavam inspiradas por eles. Todos tinham uma boa mensagem direcionada aos pequeninos e isso que encantava e encanta até hoje. As apostas dos fãs estão no desenho 'A Princesa e o Sapo' que foi feito em 2D e tem lançamento previto para este ano. Vamos ver se eles conseguem fazer algo encantador como eram os anteriores!

Mas é como dizem: Hakuna Matata!

Para vocês... de uma fã louca de desenhos animados.

6 comentários:

Robinson disse...

Muito legal o post!! Mas esqueceu do Fantasia!!!!!!! Fantasia!!!!!!

Eu sei que é o Yuki que atrapalha vocês, eu sei que é por isso que você esqueceu do FANTASIA!!!!!!

Abraços, parabéns pelo Blog.

Patricia Vieira disse...

A prima desenhista concorda com tudo e dá a dica para um próximo post... o pior da Disney com Irmão Urso encabeçando! Bjs

zeca borges disse...

Assisti todos esses desenhos
pois são da minha epoca
+ o Rei leão com certeza e o melhor

hakuna matata

Unknown disse...

Tenho que concordar com o comentário do Robinson!!
Hipopótamos e Mickey Mouse!hahaha
Post bacanaa!!
Flashback!!!
Tahh....eu nunca decorei falas de rei leão!!(Yeah right!!heheheh)

Timão dançando Hula...Foda!

Clara disse...

Caraca, que achado esse blog! Ótimas posts; amo clássicos da Disney, é maravilhoso relembrá-los; a post da ILM dá demais tbm...
...Mas eu concordo com o Robinson: Fantasia foi uma grande obra de arte na história da animação e não podia ter faltado. =)
E siiiiim, eu tbm sei decoradas todas as falas do Rei Leão, inclusive no momento da morte do Mufasa! XD

Anônimo disse...

"Mago do espelho mágico deixe o infinito espaço e vem pelas trevas que eu te convoco,, FALE...
- " famosa é a vssa beleza magestade mas há uma menina entre nós"...
_ R E V E L E o seu nome.
Melhor que as princesas são essas bruxas sexy e poderosa. Adorei!