quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Mundo da Industrial Light and Magic

O que faz um filme ser bom? Um roteiro de qualidade, um diretor experiente, um elenco eficaz ou um ator de peso? Tudo isso é um grande motivo, mas um dos principais ingredientes que faz com que milhões de pessoas lotem as salas de cinema são os efeitos especiais!! Nada vale mais a pena do que ver uma produção recheada de coisas impossíveis e coisas inexistentes e se divertir.

Uma das principais cabeças por todos esses feitos é a Industrial Light and Magic. A empresa foi criada da década de 1970 por George Lucas, já que não existia na época algum lugar que tivesse capacidade necessária para dar vida a todo o universo de Star Wars, que estreou nos cinemas em 1977. No ano seguinte, logo rende o Oscar de Melhores Efeitos Especiais para a ILM, o primeiro de seus 15 prêmios da Academia. Segue um vídeo do que eles são capazes.



Ao longo de seus mais de 30 anos de história, a empresa foi responsável por criar alguns dos seres, cenários e ambientes mais malucos e realistas já vistos. Entre suas produções estão todo o visual da cinessérie Star Wars, os perigos enfrentados por Indiana Jones, o simpático alienígena de E.T. – O Extraterrestre, a saga interplanetária de Star Trek, a mistura do mundo real com o mundo dos desenhos do filme de Roger Rabbit, a ação do Exterminados do Futuro, a perfeita recriação dos dinossauros de Jurassic Park (até hoje tenho medo do T-Rex e dos Velociraptors) e as aventuras bucaneiras de Piratas do Caribe.

Com tanta coisa na bagagem, não é de se espantar que a sua trajetória de sucesso de visão revolucionária para o mundo audiovisual esteja estampada com orgulho em sua sede, em São Francisco, nos Estados Unidos. Logo de cara os visitantes são recebidos por uma fonte com uma estátua do mestre Yoda.

O saguão principal é recheado de miniaturas e prêmios ligados à Star Wars, sem falar nas fantasias de Bubba Fett e de Darth Vader. Também fazem parte do arsenal um R2D2, a cápsula na qual Han Solo foi congelado e rascunhos com idéias sobre o que fazer nos filmes.

Outros artefatos bacanas também podem ser encontrados. É o caso de uma escultura do peixoso Davy Jones, um dos vilões da saga Piratas do Caribe, de miniaturas a serem estudadas para os complexos efeitos de Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, cartazes de diversos filmes e, até mesmo, modelos de criaturas que deram origem aos seres que vemos na tela (no caso, uma carcaça da cabeça do simpático Geléia do filme Os Caça-Fantasmas).



Antes
Depois

Nada parece ser impossível para ser criado nos cinemas. Caso algo novo traga dificuldades, a Industrial Light and Magic trata de bolar algo em seus computadores. Algumas de suas criações foram tão úteis que são usadas no cotidiano de muitos que trabalham com imagens, como o Photoshop.

Atualmente, o trabalho mais aguardado da ILM é a nova versão de Star Trek, que estréia nos cinemas no dia 8 de maio. Se depender somente dos efeitos especiais, o filme será fodástico!!!

See You In The Other Post

Um comentário:

Kaji disse...

Ótimo post!

Eu sou um admirador da Light and Magic, eu pago muito pau pro que os caras conseguem fazer, acho fascinante!