quarta-feira, 4 de março de 2009

Anime de Death Note chega ao Brasil

Ação, suspense e perseguição. Essas são as premissas de Death Note, anime que estreou ontem (03/03) no canal fechado Animax, especializado em desenhos animados orientais. A atração irá ao ar as terças, às 22h. O anime japonês é muito aguardado pelos fãs brasileiros.

Considerado um dos melhores enredos da nova safra da cultura nipônica, death note conta a história de Ligh Yagami (acima, com o caderno em mãos), brilhante estudante que vê sua vida mudar quando encontra um estranho caderno sobrenatural, o death note. O artefato foi deixado na Terra por Ryuk, um deus da morte, e tem o poder de matar qualquer pessoa que tenha seu nome escrito nele. O plano de Ligh é fazer com que o caderno elimine perigosos criminosos e que o mundo fique mais seguro.

Como a origem das mortes é desconhecida, o garoto fica conhecido pelo nome de Kira (uma versão da palavra em inglês killer, que significa asasino, para a pronúncia em japonês). Mas os misteriosos asasinatos chamam a atenção da polícia, que designa o lendário detetive L (acima) para investigar o caso.

A publicação já foi lançada por completa no Brasil e seus doze volumes ainda podem ser encontrados em lojas especializadas. O sucesso da história rendeu alguns games e duas versões para os cinemas ­ que não chegaram por aqui oficialmente. Até mesmo uma rápida novela envolvendo os personagens foi ao ar no Japão.




Além do anime, o público poderá conferir uma adaptação teatral da trama. A peça O Caderno da Morte (abaixo; Foto de Alexandrre Sales) entra em cartaz no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000. Tel.: 3397-4002) no dia 24 e segue até o dia 30. O espetáculo também faz parte do projeto Viagem Teatral, do Sesi, e é uma das treze atrações que irão passar por treze do Sesi até o final do semestre. A programação completa pode ser conferida no site da entidade (http://www.sesisp.org.br/home/2006/sociocultural/viagemteatral.asp).

Quem disse que brasileiro não gosta de cultura japonesa? Gosta tanto que traz uma história como a de Death Note em diversas formas, tanto em mangá, anima e, até mesmo, um espetáculo nacional teatral. Vale a pena ver ao menos uma dessas adaptações. Mas quem sou eu para dar dicas culturais?

See You In The Other Post

Nenhum comentário: