segunda-feira, 30 de março de 2009

Mangá Ltda - Gake no Ue no Ponyo

Senhoras e senhores, dessa vez um ídolo meu no Mangá LTDA. Um mestre dos filmes animes, e de histórias inigmáticas da cultura japones. O metre Hayao Miyazaki.

O cara que trouxe títulos fodas ganhadores de megaprêmios, um deles inclusive ganhador de Oscar de melhor animação, Hayao é criador das histórias Nausicaa, Princesa Mononoke, Porco Rosso, Cemitério dos vagalumes e os famosos aqui Meu vizinho Totoro, Viagem de Chihiro e Castelo Animado.


Miyazaki ficou famoso por conta da sua primeira animação conhecida, o Nausicaa. Com suas histórias intensas, cheias de críticas à sociedade e além de lições morais, ele criou um mundo fantástico na animação japonesa, se sobresaindo dos outros mangakás e trazendo histórias emblemáticas.Seu estúdio (O estúdio Ghibli) ficou famoso e usa em suas imagens o personagem mais famoso do Miyazaki e o mais carismático também, que é o Totoro, um mega urso gigante e "fofo". Os estúdios Ghibli são fodas por vários motivos que vou falando no post.
Mas porque estou falando do Miyazaki hoje? Porque em junho deste ano teremos por aqui o filme "Gake no Ue no Ponyo", o mais novo filme dos estúdios Ghibli e dirigido pelo Hayao Miyazaki. E por conta disso estou estasiado!

Os filmes dos estúdios Ghibli tem aquela aparencia infantil, uma temática infanto juvenil e críticas bem adultas mascaradas em metáforas infantis! São belos nuances disfarçados que tornam o filme belo. Além disso existe um capricho muito grande nos detalhes e na produção, que tornam os filmes animados ícones. Quer exemplo?

Os filmes do Estúdio Ghibli são feitos com 30 desenhos por segundo! E inteiramente feitos a mão! A engenharia de som são gravados especificadamente para cada detalhe! Chegam a ponto de ir numa cachoeira perdida no meio do nada pra gravar um som específico!

Por conta disso tudo, o novo filme de Miyazaki, o "Gake no Ue no Ponyo", promete ser um mega filme logo de cara.



Nesse filme a história contada é sobre Ponyo, uma peixinha dourada que deseja no mais profundo de seus sentimentos ser um humano. Ela encontra Sousuke, um garoto de 5 anos que que a ajuda nessa busca.

O filme estreou nas telonas do japão no meio do ano passado (2008) e vai sair no meio deste ano aqui no Brasil pela playart. Pelo menos lá no Japão foi um sucesso de bilheterias, e do jeito que as coisas vão, terá números bons aqui também.

Já foi dito pelos caras do estúdio Ghibli que o maior desafio deles foi transmitir emoções e detalhes assim pelas águas, visto que o filme se passa quase 80% no mar. Isso é algo que puxa o que falei sobre os detalhes nos filmes deles.

Então vamos esperar para a vinda desse mega filme! Veja o trailer aí:




Um abraço maluco doido!

Nenhum comentário: